Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/7462
Título: O desenho de uma Universidade Corporativa no sector energético em Portugal : estudo de caso
Autor: Froes, Ana Catarina Gautier Torre do Vale
Orientador: Henriques, Paulo Lopes
Palavras-chave: Universidade Corporativa
Educação Corporativa
Formação
Conhecimento
Vantagem Competitiva
Corporate University
Corporate Education
Training
Knowledge
Competitive Advantage
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Froes, Ana Catarina Gautier Torre do Vale (2014). "O desenho de uma Universidade Corporativa no sector energético em Portugal : estudo de caso". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: O tema desta Dissertação incide sobre a proposta de uma Universidade Corporativa (UC) para uma empresa do sector energético em Portugal. A sociedade actual é conhecida por viver de mudanças profundas, continuadas, globais e tecnológicas que são facilmente imitáveis. Por esta razão, fácil se torna que a empresa em estudo veja os seus colaboradores como um elemento fulcral de competitividade e que, por isso, queira apostar na sua formação. No entanto, é importante ressaltar o curto ciclo de vida dos conhecimentos que detêm pelas mudanças e inovações do negócio que são constantes. Por querer assegurar esta permanente actualização do conhecimento ao longo da carreira dos colaboradores, a empresa em estudo pode optar por uma estratégia interna, da qual nasce uma extensão natural do conceito de Educação Corporativa, ou seja, uma Universidade Corporativa (UC). O objectivo deste trabalho é, portanto, desenvolver um estudo de caso, propondo um Modelo Estratégico, Formativo e uma estrutura organizativa para esta empresa em específico, respeitando, assim, a sua realidade e atendendo às suas actuais e futuras necessidades.
This dissertation focuses on a proposal of a Corporate University (CU) for a company involved in the energy sector in Portugal. Society is currently known for profound, continuous, global and technological changes that are easily replicable. It is likely that the Company will view its employees as a key element in their competitiveness and therefore will want to invest in their training. However, it is important to emphasize the short value and life cycle of this knowledge due to the constant changes and innovations. Aiming to continually update workers? knowledge throughout their working life, the Company may decide to adopt an internal strategy, which is a natural extension of the concept of Corporate Education, in other words, a Corporate University. The aim of this work is to develop a case study through a proposal of a Strategic Model, Training Model and a Governance Model to this specific company, thus facilitating its current, present and future needs.
Descrição: Mestrado em Ciências Empresariais
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7462
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM-ACGTVF-2014.pdf880,38 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.