Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/7453
Título: A gestão do capital intelectual: factor determinante da competividade das PME em rede
Autor: Martins, António Eduardo pais falcão Barbosa
Data de Defesa: 14-Nov-2014
Resumo: A compreensão dos factores determinantes da sustentabilidade organizacional ocupa esta investigação, incidindo no estudo do capital intelectual, tema de crescente importância nas organizações. Com o recurso a dois estudos de caso (um transversal a vários sectores, durante 5 anos e outro focado no subsector das agências de viagens e turismo, ao longo de 4 anos), num total de 6295 questionários, encontra - se evidência científica sobre a relação do capital intelectual e o incremento da produtividade organizaci onal. O elemento diferenciador das organizações reside na combinação de 4 factores (capital individual, de processos, de clientes e de equipa): a parceria efectiva com os clientes permite antecipar as suas necessidades e melhorar a qualidade; a melhoria co ntínua dos processos possibilita a optimização dos recursos; o incremento do trabalho em equipa faz emergir soluções multidisciplinares; e a existência de políticas potenciadoras dos talentos individuais promove a diferenciação e inovação. Conclui - se que a s organizações que adoptam políticas efectivas de gestão do capital intelectual apresentam melhores indicadores de criação de valor
ABSTRACT This research is dedicated to the understanding of organizational sustainability, a n increasingly important issue within organizations. Using two case studies (one study is transversal to various areas and comprehends a five years period; and the other focuses on travel agencies for a period of four years) and 6295 questionnaires, there i s scientific evidence of the connection between intellectual capital and the increase of organizational productivity. The combination of 4 factors lies on the companies distinct elements: individual capital, procedure, clients and team. Effective partnersh ip with clients allows organizations to anticipate their clients needs as well to improve quality. Improving processes allows optimizing of resources and increasing team work helps to get multidisciplinary solutions. On the other hand, investing in individ ual talent can improve innovation levels. In conclusion, it can be said that those organizations that adopt effective policies of intellectual capital management show better levels of value creation.
Descrição: Tese de Doutoramento em Ciências Sociais na especialidade de Comportamento Organizacional
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7453
Aparece nas colecções:BISCSP – Teses de doutoramento

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