Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/7395
Título: O Voo dos cucos : uma abordagem à gestão de pilotos na Força Aérea Portuguesa
Autor: Czernin, Lourenço Maria
Orientador: Gomes, Jorge
Palavras-chave: Pilotos Militares
Força Aérea Portuguesa
Turnover
Satisfação
Military Pilots
Portuguese Air Force
Satisfaction
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Czernin, Lourenço Maria (2014). "O Voo dos cucos : uma abordagem à gestão de pilotos na Força Aérea Portuguesa". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Neste estudo procura-se analisar a dificuldade da Força Aérea Portuguesa em reter os seus pilotos, após os 8 anos de obrigação inicial. É constatado que outras Forças Aéreas passam pelo mesmo problema, havendo uma grande dificuldade em reter os pilotos militares. Em Portugal existem poucos estudos, e ainda menos resultados práticos. Comparando os estudos realizados nos Estados Unidos e Portugal, juntamente com uma análise de dados procura-se dar resposta a esta dificuldade. De acordo com os dados recolhidos os níveis de Satisfação são baixos, em especial com os vencimentos. Apresentam-se propostas, nas várias tarefas de GRH, para que a Força Aérea possa atuar, procurando mitigar o problema. O foco destas propostas, está na redução da diferença salarial entre pilotos civis e militares, na criação de uma Carreira mais aliciante com base no mérito pessoal, e na gestão de quantitativos, para combater o efeito de chicote, que é a oscilação entre excesso e falta de quantitativos, causada pela tentativa de correção.
This study is an attempt to analyze the difficulty shown by the Portuguese Air Force in retaining its pilots, after the initial obligation period. It?s noted that many other Air Forces have the same problem, showing great difficulty in retaining Military Pilots. The studies conducted in Portugal are few, and the practical results even lesser. By comparing the Studies conducted in the United States with those made in Portugal, together with data analysis it is tried to propose answers to the ongoing difficulty. According to the data collected, the Satisfaction levels are low, especially in regard to the Salary. Some solutions are presented, connecting different areas of Human Resource Management, so that the Portuguese Air Force can act upon, and try to mitigate the problem. The focus of these solutions is on the reduction of the Salary gap between civil and military pilots, creating a more fulfilling Career based on personal merit, and by managing the amount of pilots, avoiding bullwhip effects, which is the variation between an excess and a lack of pilots, caused by the correction attempts.
Descrição: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7395
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM-LMC-2014.pdf428,55 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.