Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/7383
Título: Business coaching : o caso HC Prata Comércio
Autor: Prata, Tainah Prata
Orientador: Henriques, Paulo Lopes
Palavras-chave: Business coaching
equipas de alto desempenho
satisfação dos funcionários
resultados
high performance team
employee satisfaction
results
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Prata, Tainah Prata (2014). "Business coaching : o caso HC Prata Comércio". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: O business coaching está em grande crescimento nas organizações, que cada vez mais buscam o desenvolvimento de seu capital humano, mas ainda pouco estudado acadêmica e cientificamente. Este TFM visa incentivar estudos acadêmicos e científicos sobre o business coachig, e para tal, será criado um modelo baseado nas ferramentas utilizadas pelo life coaching, especificamente a "roda da vida" de Lages e O'Connor (2005) e a "pizza da vida" de Nogueira (2010), e em revisão de literatura sobre as características inerentes e o desenvolvimento de equipas de alto desempenho. Pretende-se que o modelo seja aplicado em processos de coaching com equipas empresariais, de forma a auxiliar na construção de equipas de alto desempenho. A fim de melhor perceber a aplicação do modelo, será realizado estudo de caso em empresa do ramo de distribuição de equipamentos para lojistas, intitulada HC Prata Comércio, na qual foram realizadas sessões de coaching com a equipa de vendas, onde o modelo foi aplicado de forma a medir o grau de satisfação dos funcionários. Foi realizada também, entrevista com questões baseadas nos indicadores do Balanced Scorecard, nomeadamente, financeiro, clientes, processos internos e aprendizagem, junto aos gestores directos da equipa, a fim de observar os resultados percebidos por eles após o processo de coaching. Sugere-se que o modelo seja reaplicado em outras pesquisas, com intuito de reunir dados que comprovem ou não sua eficácia no aumento de satisfação dos funcionários e na formação de equipas de alto desempenho.
Business coaching is becoming a regular feature of organizations looking to develop human capital from within. However, the practice of business coaching is a subject that has rarely been looked at in the academic field. This study will address the dearth of research in this area and is intended to stimulate further scientific and academic discussion on the subject. The basic model of this study has been informed by Lages and O'Connor's (2005) 'road of life' and de Nogueira's (2010) 'pizza of life' theories. A review of the existing literature focusing on the inherent characteristics of desenvolvement and it's effect on high performance business teams will be provided. The basic model of this study will be applied to the practice of business coaching with the intention of facilitating the development of high performing teams of employees. In order to apply this model to the practice of business coaching, this paper will provide a case study of HC Prata Comercio. Coaching sessions utilizing the aforementioned basic model were conducted amongst the company's sales team and the rate of employee satisfaction regarding the methods deployed in these sessions was measured. The effectiveness of this model was ascertained through interviews based on indicators from balanced scorecards. Line managers also observed the results of the coaching process. This project suggests that the model used here can be applied to subsequent research attempting to accumulate data which will assist in the formation and development of high performing work teams and improving employee satisfaction and efficiency.
Descrição: Mestrado em Ciências Empresariais
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7383
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM-TPP-2014.pdf20,91 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.