Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/7366
Título: Relatório de estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira, Agrupamento de Escolas de Benfica
Autor: Machado, Sofia Sacadura Biscaia Gomes
Orientador: Ferro, Nuno Alberto Seruca
Chorão, Maria Filomena Caeiro Rosado Bastos
Palavras-chave: Análise reflexiva
Diferenciação do ensino
Educação física
Inserção no contexto escolar
Processo de ensino-aprendizagem
Data: 2014
Citação: Machado, Sofia (2014) - Relatório de estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira, Agrupamento de Escolas de Benfica. Relatório de Estágio. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: A construção do conhecimento depende da possibilidade de o ir testando em contexto real (Onofre, 2003). O estágio pedagógico persegue um perfil de competências e objetivos, em quatro áreas de intervenção: organização e gestão do ensino e aprendizagem; inovação e investigação pedagógica; participação na escola e relação com a comunidade. A entrada na carreira inicia o ciclo de vida do professor (Huberman, 1989, citado por Ferreira, 2008), devendo garantir a análise e exploração de conteúdos científicos e pedagógicos, e estimular a reflexão crítica sobre o seu significado social e profissional (Onofre, 2003). As dinâmicas desenvolvidas na vida da sala de aula (Siedentop, 2002) são objeto de reflexão deste relatório, utilizando as dimensões de intervenção pedagógica apresentadas por Siedentop (1989, citado por Onofre, 2003). Refletir sobre dificuldades e estratégias de superação permitirá aperfeiçoar as práticas pedagógicas. A compreensão deste processo formativo deve considerar os fatores que o influenciam – crenças pessoais, formação inicial e integração entre conhecimento académico e conhecimento profissional com conceptualização do conhecimento que se deseja desenvolver (Onofre, 2003). Não cingindo a atividade do professor ao contexto da sala de aula, este é parte integrante da organização escolar, responsável pela qualidade do ensino, devendo articular as suas múltiplas funções, promovendo a educação integral dos alunos.
Descrição: Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7366
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório final.pdf514,3 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.