Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/7335
Título: Sistematização de um perfil de competências para profissionais de sistemas de informação em organizações desportivas : um estudo de caso em organizações desportivas
Autor: Correia, Ricardo
Orientador: Claudino, Rui Jorge Bértolo Lara Madeira
Palavras-chave: Organizações desportivas
Perfil profissional
Sistemas de informação
Tecnologias de informação
Data de Defesa: 2014
Citação: Correia, Ricardo (2014) - Sistematização de um perfil de competências para profissionais de sistemas de informação em organizações desportivas : um estudo de caso em organizações desportivas. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: A sociedade em que vivemos é, cada vez mais, baseada na Informação. A quantidade de informação disponível é cada vez maior e de mais fácil acesso, tornando-se a sua gestão cada vez mais complicada. De forma a que as organizações consigam acompanhar e processar os fluxos de informação, torna-se cada vez mais necessário a existência de soluções e mecanismos inovadores, que permitam o acesso à informação em tempo útil e de uma forma simples. Os Sistemas de Informação funcionam assim como um subsistema de uma organização, que possibilitam o armazenamento e processamento de uma quantidade enorme de informação, permitindo simultaneamente uma acessibilidade praticamente imediata à informação relevante. Assim, o problema deste estudo passa pela identificação e caracterização dos Sistemas e Tecnologias de Informação utilizados nas organizações do sector desportivo. Na revisão bibliográfica pretende-se esclarecer conceitos relativos a sistemas, organizações, especificidades das organizações desportivas, tipos de sistemas de informação e as suas fases de desenvolvimento. O método de recolha de dados escolhido para este projeto foi o estudo de caso. É um método de investigação qualitativo em que são transportados para casos gerais factos observados num caso específico. Os dados foram recolhidos através de questionários, numa amostra dividida por organização desportiva. Os dados obtidos permitiram ganhar um conhecimento relativamente aos cargos desempenhados nas organizações desportivas, bem como às atividades nelas desenvolvidas e os saberes necessários para as desenvolver.
Descrição: Mestrado em Gestão do Desporto
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7335
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Sistemas de Informação.pdf1,94 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.