Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/7332
Título: A escolha dos patrocinadores no desporto : o estudo de caso da Sagres
Autor: Castella, José Maria Cordovil
Orientador: Correia, Abel Hermínio Lourenço
Palavras-chave: Comunicação de marketing
Futebol
Gestão do desporto
Marca Sagres
Marketing do desporto
Patrocinador
Patrocínio
Valor da marca
Data de Defesa: 2014
Citação: Castella, José Cordovil (2014) - A escolha dos patrocinadores no desporto : o estudo de caso da Sagres. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: Este estudo tem como objetivo a escolha dos patrocinadores no desporto da marca Sagres. Para o efeito abordou-se os objetivos do patrocínio, o processo de seleção na escolha dos patrocínios e o processo de avaliação da eficácia das entidades patrocinadas. A abordagem metodológica foi o estudo de caso e utilizou-se a entrevista na recolha de dados e a análise de conteúdo no seu tratamento. Através dos resultados obtidos, foi possível compreender que dentro dos objetivos corporativos e de estratégia de marketing, o fator agregação, serve como elemento principal na escolha do patrocínio no desporto para a Sagres. A ligação ao Futebol é a principal aposta da marca ao nível de interesse pessoal da gestão, e dentro do campo dos media, a Televisão é também a primeira escolha. Relativamente ao processo de selecão de patrocínios, deve-se realçar o facto de que instituições com maiores fatores agregadores servem como principal escolha, tal como entidades desportivas mais expressivas com identificação do target de consumidores da marca. Em relação ao processo de avaliação da eficácia das entidades patrocinadas, o retorno obtido é o principal fator de avaliação. Pela análise dos resultados da entrevista efetuada, concluímos que a Sagres abrange todos os setores da sociedade e tem incorporado no seu ADN a portugalidade, ou seja, a coesão do povo português em todo o mundo. A marca está intimamente ligada ao Futebol, porque entende que em termos de comunicação, existem fatores em comum com a cerveja Sagres.
Descrição: Mestrado em Gestão do Desporto - Organizações Desportivas
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7332
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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