Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/7330
Título: As estratégias organizacionais de clubes de ténis em Portugal estruturadas a partir de um modelo de gestão do marketing do desporto
Autor: Soares, Mafalda Filipa Gaspar
Orientador: Colaço, Carlos Jorge Pinheiro
Palavras-chave: Desporto
Estratégia
Gestão
Marketing
Ténis
Data de Defesa: 2014
Citação: Soares, Mafalda (2014) - As estratégias organizacionais de clubes de ténis em Portugal estruturadas a partir de um modelo de gestão do marketing do desporto. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: Em Portugal a evolução do ténis registou-se apenas em 1966 devido à criação de uma escola de iniciação de ténis no Estádio do Jamor. Atualmente, Portugal tem vindo a atrair cada vez mais praticantes. Neste sentido, é importante inovar e preparar o mercado a uma realidade maior. Entretanto, devido à crise vivida no país atualmente, o ténis português tem vindo a ser afetado, e os clubes têm perdido um número significativo de alunos e sócios. É preciso assim que os clubes reinventarem um novo modelo de gestão para combaterem as suas dificuldades. Neste sentido, o presente estudo tem por objetivo: identificar se as estratégias organizacionais dos clubes de ténis em Portugal são estruturadas a partir de um Modelo de Gestão do Marketing do Desporto, e identificar se os gestores dos clubes de ténis em Portugal utilizam a pesquisa e análise de mercado, como subsídio teórico, para desenvolver as suas estratégias organizacionais e qual a importância dada a cada uma das etapas da pesquisa e análise de mercado. O modelo de referência foi: Modelo de Gestão de Marketing Desportivo – MGMD (Pitts e Stotlar, 2002). A metodologia deste estudo é um estudo de caso do tipo exploratório com a utilização de um questionário com carácter quantitativo e qualitativo. Neste estudo foi extraída uma amostra de 33 clubes de ténis em Portugal, sendo que para a construção deste foi utilizado o programa Survio. Os respondentes deste questionário são os responsáveis pela gestão de cada clube. Na apresentação dos resultados, procura-se dar respostas aos nossos objetivo, para tal, este capítulo foi dividido em cinco subcapítulos, e em cada um é feita a análise quantitativa, qualitativa e discussão dos resultados com referência à bibliografia. Por fim, nas considerações finais pretendemos retomar os dois objetivos principais deste estudo numa perspetiva crítica e reflexiva.
Descrição: Mestrado em Gestão do Desporto - Organizações Desportivas
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7330
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação final - Mafalda Soares.pdfDocumento principal2,04 MBAdobe PDFVer/Abrir
ANEXO 2 - Dissertação.pdfAnexo 2647,82 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.