Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/7318
Título: Motivations and critical success factors of social entrepreneurship initiatives : a case study
Autor: Ruela, Filipa Alexandra Leong
Orientador: Crespo, Nuno
Palavras-chave: social entrepreneurship
social entrepreneur
motivations
critical success factors
empreendedorismo social
empreendedor social
motivações
fatores críticos de sucesso
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Ruela, Filipa Alexandra Leong (2014). "Motivations and critical success factors of social entrepreneurship initiatives : a case study". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Within the last three decades, social entrepreneurship has emerged as a relevant field of practice and research. By using management skills and market-based methods to address social problems, social entrepreneurship shows a high economical and social potential and has been the target of increasing attention. Despite its growing popularity, academic research in this area is still disperse and fragmented, far from being consensual. This case study seeks to fill a gap in the existing literature and its purpose is to identify which main motivations and critical success factors are associated with social entrepreneurship initiatives. Obtained results identify five key motivations, which include (1) achievement orientation, (2) personal fulfillment, (3) contribute to a better society, (4) closeness to a social problem and (5) focus towards financial sustainability. Additionally, five critical success factors were also identified: (1) good acceptance of the concept by the public, (2) motivation and commitment of employees, (3) social entrepreneur’s leadership skills, (4) training and development of employees and (5) collaboration with private sector organizations.
Nas últimas três décadas, o empreendedorismo social emergiu como uma área relevante de prática e investigação. Ao utilizar competências de gestão e metodologias de mercado para combater problemas sociais, o empreendedorismo social apresenta um elevado potencial económico e social e tem sido alvo de cada vez mais atenção. Apesar da sua crescente popularidade, a investigação académica realizada nesta área é ainda dispersa e fragmentada, estando longe de atingir o consenso. Este estudo de caso visa complementar uma lacuna da literatura existente e tem como objetivo identificar as principais motivações e fatores críticos de sucesso associados a iniciativas de empreendedorismo social. De acordo com os resultados obtidos, foram identificadas cinco motivações chave, que incluem (1) orientação para o êxito, (2) realização pessoal, (3) contribuir para uma sociedade melhor, (4) proximidade de um problema social e (5) foco na sustentabilidade financeira. Adicionalmente, cinco fatores críticos de sucesso foram também identificados: (1) boa aceitação do conceito pelo público, (2) motivação e dedicação dos colaboradores, (3) capacidade de liderança do empreendedor social, (4) formação e desenvolvimento dos colaboradores e (5) colaboração com organizações do setor privado.
Descrição: Mestrado em Ciências Empresariais
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7318
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM-FALR-2014.pdf934,64 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.