Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/7314
Título: The research of the prevention and healing for the injuries in dance
Autor: Liren, Li
Orientador: Santos, Ana Maria Silva
Palavras-chave: Chinese folk dance
Dance injuries
Massage-Tuina
Massage-Tuina
Qigong
Self-massage
Tai Chi
Traditional chinese dances
Traditional chinese foot massage
Traditional chinese medicine
Yinyang
Dança - lesões
Dança tradicional chinesa
Massagem
Data de Defesa: 2014
Citação: Liren, Li (2014) - The research of the prevention and healing for the injuries in dance. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: The injuries can be detrimental to dancers, which may even end their career. The objective of this study is to answer the question will it be possible to formulate a self programmatic proposal to prevent the dancer himself from the injuries within a syncretic framework. To answer the above question, I will first present the result on research carried out based on knowledge of Traditional Chinese Medicine (TCM) as well as traditional Chinese dances; discuss and identify key injuries and propose an educational program to avoid it. Next, I will contemplate the knowledge of Chinese medicine as means of recovery without undergoing the risk of permanent action limitation. The first part of the study is to elaborate an introduction on the necessity of study injury prevention in dance and the value of such knowledge on the formation of dancers. Secondly, a methodology discussion on what should be done and how to do it will be presented by introducing some concepts of traditional Chinese medicine e.g. Yinyang and Massage - Tuina and Qigong , as well as traditional Chinese dances related concepts such as Shenyun. Thirdly, methods of Chinese body work (Chinese dance folclória ) and medicine ( traditional Chinese foot massage ) is analyzed to prevent injuries in dance forms. Finally, the programmatic proposal could be concluded in the training of dancers. In summary, I intend to reinforce the idea of TCM, looking the human body as an organic whole in which its constituent parts are inseparable in structure and are interconnected and interdependent in physiology ( Chunpeng Yao , 2010) . The notion pathology injury would be treated as something that is part of the dancer's activity, created by the body itself rather then a threat. The purpose is to contribute to the creation of pragmatic knowledge and alternative health strategies, which enable self-empowerment, and self-alienation of the body in future.
RESUMO: As lesões têm um efeito muito prejudicial nos dançarinos podendo mesmo acabar-lhes com carreira. A questão de partida deste estudo é a seguinte: no interior de um quadro sincrético de saberes ligados à medicina chinesa será possível formular uma proposta programática que leve a que o próprio bailarino seja o agente de prevenção das suas lesões? Para responder a esta questão, em primeiro lugar, apresento os resultados da pesquisa elaborada sobre conhecimentos de medicina tradicional chinesa (TCM) e também sobre danças tradicionais chinesas para, a partir deles, discutir e identificar as principais lesões e propor um programa pedagógico de evitamento das mesmas. A proposta desta tese é, então, contemplar saberes da medicina chinesa como meio de recuperação sem correr o risco de ficar com limitações permanentes. Na primeira parte deste estudo é elaborada uma introdução sobre a necessidade de estudar a prevenção das lesões na dança bem como o valor que este tipo de conhecimento pode ter na formação dos bailarinos. Na segunda parte apresento uma discussão metodológica, sobre o que deve ser feito e como fazê-lo. Para o efeito, são apresentados alguns conceitos da medicina tradicional chinesa, como Yinyang e a Massagem – Tuina e Qigong, bem como conceitos ligados às danças tradicionais chinesas, como o Shenyun. A terceira parte deste estudo analiso e discuto alguns métodos chineses de trabalho corporal (Dança folclórica Chinesa) e medicina (Tradicional Chinesa Massagem nos pés) enquanto formas possíveis de ajudar a prevenir as lesões na dança. Por último, apresento a proposta programática que poderia ser incluída no treino dos bailarinos. Em suma, pretendo com este estudo reforçar a ideia de que de que também na dança a TCM, que olha o o corpo humano como um todo orgânico em que suas partes constituintes são inseparáveis na estrutura e estão inter-relacionados e interdependentes em fisiologia(Chunpeng Yao, 2010)., pode dar um outro entendimento à noção patologia A lesão seria então assumida como algo que faz parte da atividade do bailarino, criada pelo próprio corpo, e não como uma ameaça. Viso, no futuro, contribuir para a criação de saberes pragmáticos e estratégias alternativas de saúde que, por sua vez, possibilitem o self-empowerment e a desalienação do autoconhecimento do corpo.
Descrição: Mestrado em Performance Artística / Dança
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7314
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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