Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/7312
Título: O papel do cão-guia como facilitador da inclusão da pessoa cega na sociedade : mobilidade, segurança, interação social e qualidade de vida.
Autor: Badalo, Carla Alexandra de Almeida
Orientador: Simões, Maria Celeste Rocha
Palavras-chave: Actividade e participação
Cão guia
Deficiência visual
Inclusão
Interação social
Orientação e mobilidade
Segurança e independência
Data de Defesa: 2014
Citação: Badalo, Carla (2014) - O papel do cão-guia como facilitador da inclusão da pessoa cega na sociedade : mobilidade, segurança, interação social e qualidade de vida. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: A cegueira é uma limitação que constitui uma barreira à participação na sociedade e inclusão social, refletindo-se diariamente na realização dalgumas tarefas e numa menor qualidade de vida. O objetivo deste trabalho foi compreender até que ponto o cão-guia tem ou não influência na vida das pessoas cegas, na orientação e mobilidade, tempo dos percursos, segurança nas deslocações, frequência das saídas de casa, interação social com conhecidos e desconhecidos, inclusão e qualidade de vida. Para a realização do estudo foi construído um questionário, validado por peritos experientes na área e pelos educadores da escola de cães-guia, que abordou dados sociodemográficos; descrição do espaço físico; relação da dupla; orientação e mobilidade, tempo dos percursos, segurança nas deslocações, frequência das saídas de casa, interação/inclusão social, qualidade de vida, antes e depois de ter cão-guia; atitudes face ao cão-guia. O questionário foi aplicado a uma amostra representativa da população utilizadora de cão-guia, incidindo sobre 83 utilizadores. Os resultados mostraram a existência de uma diferença significativa na vida dos utilizadores em todos os domínios, a partir do momento em que passaram a ter cão-guia. No final, foram discutidos os resultados e apresentadas as conclusões, limitações, implicações para a prática e sugestões para investigações futuras.
Descrição: Mestrado em Reabilitação, na especialidade de Deficiência Visual
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7312
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Carla_Tese_Finalíssima.pdf1,23 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.