Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/7272
Título: Estudo dos efeitos de um programa de massagem infantil em bebés de termo dos 2 aos 6 meses : comportamento do bebé e competências parentais
Autor: Reis, Martina Alexandra Guerreiro
Orientador: Brandão, Maria Teresa Perlico Machado
Palavras-chave: Bebé de termo
Choro
Colo - embalo
Competência parental
Massagem infantil
Perfil de humor
Toque
Data de Defesa: 2014
Citação: Reis, Martina (2014) - Estudo dos efeitos de um programa de massagem infantil em bebés de termo dos 2 aos 6 meses : comportamento do bebé e competências parentais. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: Nos últimos anos tem-se verificado um interesse crescente em tentar compreender a influência do toque no desenvolvimento infantil. As investigações têm demonstrado inúmeros benefícios da massagem em diversas dimensões não apenas nos bebés (e.g. saúde, crescimento, comportamento e desenvolvimento) como também nos pais (e.g. stresse, autoconfiança, etc.), quando a implementam. A prática da massagem em Portugal, quando comparada com outros países, é bastante recente e surge frequentemente associada a programas de acompanhamento de mães em situação pós-parto, apesar da maior parte dessas intervenções não ser sujeita a avaliação relativa ao seu impacto. Pensamos que será pertinente contribuir para a investigação neste domínio, uma vez que, apesar de existirem muitos estudos sobre a temática da massagem a nível internacional, os seus enfoques principais são a massagem em bebés prematuros e em situação de privação do toque. São em número reduzido, as investigações centradas em bebés de termo e na influência que a estimulação tátil detém sobre a vinculação e sobre outras dimensões mais ligadas à parentalidade. O presente estudo pretendeu analisar os efeitos da massagem infantil no comportamento do bebé (de acordo com as perceções dos seus pais), no sentimento de competência parental e no seu humor. Participaram 22 famílias (mães e pais) de bebés até aos 6 meses de idade, avaliados antes e após a implementação do Programa de Massagem Infantil. Os resultados foram bastante positivos sugerindo que a prática da massagem poderá ter influenciado a forma como os pais avaliaram alguns comportamentos do bebé, mostrando um impacto positivo nos seus perfis de humor e nas suas competências parentais (satisfação e eficácia). Os pais apresentaram um olhar mais positivo sobre alguns aspetos relacionados com o comportamento do bebé nas rotinas diárias como o sono, o choro e o embalo. No geral, os participantes revelaram-se bastante satisfeitos com a participação no programa e salientaram que o mesmo se tornou uma mais-valia no tempo de qualidade com o seu bebé, pelo que massagem parece ser um instrumento potenciador do vínculo afetivo e da regulação de comportamentos de cada um dos intervenientes na tríade (e.g. mãe-bebé ou pai-bebé).
Descrição: Mestrado em Desenvolvimento da Criança, na variante de Desenvolvimento Motor
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7272
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
capa_abreviaturas_indice_de_quadros_e_figuras(1).pdfCapa408,28 kBAdobe PDFVer/Abrir
Revisao_bibliografica_FINAL.pdfDocumento principal1,35 MBAdobe PDFVer/Abrir
AVAL.Pais_ corrigido.pdfAvaliação dos pais163,39 kBAdobe PDFVer/Abrir
Caracteriza_º_úo_da_familia_modelo.pdfCaracterização da família245,26 kBAdobe PDFVer/Abrir
consentimento informado para pais.pdfConsentimento148,72 kBAdobe PDFVer/Abrir
Perfil de Humor.pdfPerfil de humor248,73 kBAdobe PDFVer/Abrir
PSOC.pdfPSOC62,13 kBAdobe PDFVer/Abrir
quest temperamento definitivo.pdfQuestionário-temperamento125,22 kBAdobe PDFVer/Abrir
Registo da massagem semanal_TB.pdfRegisto de massagem140,44 kBAdobe PDFVer/Abrir
Registo_Di_�rio_do_Sono_e_do_Choro_TB.pdfRegisto de sono162,12 kBAdobe PDFVer/Abrir
Registo_Di_�rio_do_Tempo_de_Embalar_TB.pdfRegisto-tempo de embalar171,22 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.