Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/7270
Título: Relatório final de estágio pedagógico, Escola Secundária com 3º ciclo de Caneças
Autor: Duarte, Paulo Sérgio Silva
Orientador: Pedro, Maria da Conceição Ribeiro Rexelo
Mateus, Luís Jorge Nogueira Lousteau
Palavras-chave: Condução do ensino
Dificuldades
Educação física
Estágio pedagógico
Estratégias
Formação
Processo de ensino-aprendizagem
Reflexão
Data: 2014
Citação: Duarte, Paulo (2014) - Relatório final de estágio pedagógico, Escola Secundária com 3º ciclo de Caneças. Relatório de Estágio. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: O presente relatório é o resultado de uma análise crítico-construtiva do processo formativo de Estágio Pedagógico concretizado na Escola Secundária com 3º Ciclo de Caneças. O Estágio, que se encontra inserido no 2º ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Motricidade Humana, tal como o relatório são orientados pelas indicações integradas no Guia de Estágio Pedagógico 2012/13, que se divide em quatro áreas: Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem (Área 1); Inovação e Investigação Pedagógica (Área 2); Participação na Escola (Área 3) e; Relações com a Comunidade (Área 4). O estágio em questão evidenciou-se pelo particular percurso que tomou. Ao passar por três instituições de ensino, exigiu que todos os elementos envolvidos demonstrassem uma grande capacidade de resolução de problemas e aptidão para se adaptarem facilmente aos vários contextos proporcionados. Apesar disso, o estágio destacou-se fundamentalmente pela variedade formativa que conseguiu oferecer ao professor e pelas aprendizagens efetivas que se verificaram ao longo do ano. Em termos profissionais, aperfeiçoou e realçou as minhas competências ao nível da condução do ensino e corrigiu algumas dificuldades na conceção e organização dos processos avaliativos. Pessoalmente, este processo formativo foi essencial para comprovar o meu gosto pelo ensino e para me motivar na manutenção desta atividade profissional no futuro. No decorrer do documento desejei criar equilíbrio entre o conhecimento pessoal e o técnico através do confronto das experiências adquiridas com as referências consultadas; verificar explicações causais e projeções formativas para as dificuldades sentidas e; analisar o estágio como um processo uno de formação com áreas complementares de intervenção. No final realizei uma reflexão sobre a contribuição que todo o processo de estágio teve na minha formação enquanto futuro professor e quais as necessidades profissionais que persistem.
Descrição: Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7270
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de Estágio Definitivo Paulo Duarte.pdf1,34 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.