Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/7216
Título: Eco-inovação e performance sustentável
Autor: Vitorino, Joana Rita Rodrigues
Palavras-chave: Eco-Inovação
Ética ambiental corporativa
Performance Sustentável
Sustentabilidade
Eco-Innovation
Corporate Environmental Ethics
Sustainable Performance
Sustainable
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Vitorino, Joana Rita Rodrigues (2014). "Eco-inovação e performance sustentável". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
Resumo: As empresas enfrentam, hoje em dia, uma pressão cada vez maior para adoptarem práticas de sustentabilidade. Por esta razão surgiu uma necessidade de estas reverem os seus processos associados ao desenvolvimento de novos produtos, processos de produção de produtos já existentes e as suas estratégias. A eco-inovação é vista como crucial para o aumento da competitividade económica. O modelo conceptual proposto analisa o impacto de dois antecedentes, a estratégia de inovação e a ética ambiental corporativa, na eco-inovação nas suas três dimensões: eco-produto, eco-processo e eco-organização. O efeito destas três dimensões na performance sustentável e vantagem competitiva são também hipóteses do modelo proposto. Para testar o modelo conceptual foram usadas 81 respostas dadas por empresas de manufatura, certificadas pela norma ISO 9001, a um inquérito enviado por e-mail e preenchido on-line. Os resultados obtidos mostram que a ética ambiental corporativa e a estratégia de inovação tem um impacto positivo na eco-organização e no eco-processo. Contrariamente ao esperado, estes efeitos não foram suportados para o eco-produto. No que diz respeito ao impacto positivo da eco-inovação na performance sustentável verificou-se que este era significante apenas para duas dimensões: eco-produto e eco-processo.
Companies face today, an increasing pressure to adopt sustainable practices. For this reason arose a need for such review their associated development of new products, production processes of existing products and strategy processes. Eco-innovation is seen as crucial for increasing economic competitiveness. The proposed conceptual model examines the impact of two antecedents, the innovation strategy and corporate environmental ethics, on eco-innovation in its three dimensions: eco-products, eco-eco-organization and process. The effect of these three dimensions in sustainable performance and competitive advantage are also hypotheses of the proposed model. To test the conceptual model 81 answers given by manufacturing companies, certified by ISO 9001, a survey sent by email and completed online were used. The results show that corporate environmental ethics and innovation strategy has a positive impact on the eco-organization and eco-process. Contrary to expectation, these effects were not supported for eco-product. With respect to the positive impact of eco-innovation in on sustainable performance it was found that this was significant only in two dimensions: eco- product and eco-process.
Descrição: Mestrado em Ciências Empresariais
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7216
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM-JRRV-2014.pdf792,3 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.