Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/7162
Título: Conhecimento dos estudantes da licenciatura em Ciências do Desporto relativamente à educação física como promotora da saúde
Autor: Serbonchini, Rosângela Tasca
Orientador: Quitério, Ana Luísa Dias
Palavras-chave: Actividade física
Adolescentes
Crianças
Educação física
Escola
Estilos de vida
Exercício físico
Professor
Promoção da saúde
Vida activa
Data de Defesa: 2012
Citação: Serbonchini, Rosângela (2012) - Conhecimento dos estudantes da licenciatura em Ciências do Desporto relativamente à educação física como promotora da saúde. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: A presente dissertação teve como objetivo verificar o conhecimento dos estudantes do 1º ciclo da Licenciatura em Ciências do Desporto da Faculdade de Motricidade Humana, relativamente ao papel da Educação Física (EF) na promoção da Atividade Física (AF) e da saúde. Para avaliar o nível de conhecimento foi utilizada entrevista estruturada, aplicada à 40 estudantes de ambos os géneros, com idades entre os 19 e os 28 anos. Foram utilizadas técnicas de estatística descritiva para análise dos dados. Os resultados evidenciaram que a promoção de hábitos e estilos de vida ativos foi referenciada pela maioria dos estudantes como finalidade principal da EF (52,5%); afirmaram que através de conhecimentos transmitidos em aulas teóricas, promove-se a saúde (63%); destacaram as aulas divertidas como estratégia de motivação (52,5%); consideraram a qualidade da aula determinante para alcançar objetivos que visam a promoção da saúde, apesar de evidenciarem alguma confusão quanto ao tempo e organização ideal (56%). Foram unânimes em considerar a disciplina e o professor de EF agentes de mudança para a criação de hábitos e estilos de vida ativos. Como conclusão, os estudantes apresentaram bons resultados no que concerne ao conhecimento sobre a disciplina de EF como promotora da AF e da saúde.
Descrição: Mestrado em Ciências da Educação, especialidade de Educação para a Saúde
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7162
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_R.T.S..pdf909,57 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.