Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/7156
Título: O acesso à função docente no ensino básico : relação entre representações sociais e provas de admissão
Autor: Oliveira, António Manuel
Orientador: Cardim, Maria Engrácia Carvalho dos Reis Janela
Palavras-chave: Políticas públicas
Educação
Docentes
Formação científica
Formação pedagógica
Recrutamento e seleção
Ingresso
Concurso
Provas
Data de Defesa: 2013
Editora: Instituto Superior de Ciências Sociais e Polítcas
Resumo: Envolvido numa conjuntura social em os professores são chamados a desempenhar um papel, cuja responsabilidade social tem vindo a crescer, mas debate-se com o problema da dignificação e valorização da profissão docente. A implementação de políticas educativas, têm vindo a ser estimuladas por variáveis que, por um lado, abandonam as questões centrais da educação - como a melhoria da componente técnica, científica e pedagógica dos professores – e, por outro, desviam os alunos do cerne da questão. A realização de provas de acesso e seleção de candidatos à profissão docente é, neste contexto, um dos aspetos mais emergentes. Sabendo que esta temática gera grande contestação por parte das organizações de classe, através desta dissertação, procura-se demonstrar porque é que este modelo de ingresso, ignora a qualidade da formação pedagógica dos candidatos a docente. Através da recolha e análise dos resultados escolares dos alunos obtidos no final do 3º período dos últimos 3 anos letivos, constatamos a existência de uma relação entre os docentes formados em instituições de ensino politécnico e a obtenção de melhores desempenhos escolares dos seus alunos.
Abstract: Involved in a social environment in which teachers are called to play a role, whose social responsibility has grown and has been increasingly demanded for the society, an issue as the dignity and value of the teaching profession is the centre of debates. The various dimensions associated with the performance of teachers, triggered by the implementation of educational policies, have been stimulated by variables that on one hand abandon the main issues of education, namely the teachers’ technical, scientific and educational improvement and, on the other hand move students away from centrality. The implementation of admission tests to access and selection of candidates to the teaching profession is, in this context, one of the most emerging aspects. Being aware that this issue generates strong opposition in class organizations, throughout this paper we want to prove the reason why this model of admission ignores the scientific and pedagogical training of higher education institutions - universities and polytechnics – being this one of the determining factors of the educational success of students. Resorting to the gathering of and analysis of students' school results, obtained at the end of the 3rd term of the last 3 school years, we checked the existence of a relationship between trained teachers in polytechnic institutions, with teaching training, and a better performance of their students, compared to teachers trained in universities.
Descrição: Disertação de Mestrado em MPA - Administração Pública em Educação
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7156
Aparece nas colecções:BISCSP – Teses de mestrado



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