Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/7128
Título: A campanha presidêncial portuguesa de 2011: cobertura na imprensa
Autor: Nascimento, Luís Pedro Jardim de Almada
Palavras-chave: Campanhas eleitorais
Cobertura mediática
Jornalismo interpretativo
News frames
Poderes presidenciais
Data de Defesa: 9-Set-2014
Resumo: A comunicação política é parte fundamental do processo democrático, especialmente durante os momentos eleitorais. As campanhas eleitorais desenvolvem-se num sistema de comunicação política que tem sido sujeito ao longo dos tempos a diversas novas dinâmicas que alteraram profundamente o modo de atuação dos atores políticos, mediáticos e dos próprios cidadãos. Consequentemente, as práticas comunicativas eleitorais têm vindo a adaptar-se de forma a acompanhar estas mudanças. Procedeu-se à análise de conteúdo nos jornais Diário de Notícias, Público, Expresso e Sol de forma a perceber como a cobertura mediática aos vários candidatos às eleições presidenciais portuguesas em questão foi exposta, nomeadamente como seria enquadrada e se se recorreria maioritariamente ao jornalismo interpretativo, e se este refletiria alguma discussão acerca da expansão dos poderes presidenciais numa época que fazia prever uma agudizada crise económica e política. Não se tendo verificado um apelo à expansão dos poderes presidenciais, pôde-se, por outro lado, observar elevados níveis de enquadramentos estratégicos e o recurso a jornalismo não puramente descritivo.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7128
Aparece nas colecções:BISCSP – Teses de mestrado

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