Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/7094
Título: Dificuldades de aprendizagem na matemática : estudo correlacional com crianças do 3º ano de escolaridade com e sem dificuldades de aprendizagem na matemática. Metodologias específicas de intervenção psicomotora : estudo do seu impacto em crianças do 3º ano de escolaridade com dificuldades de aprendizagem na matemática.
Autor: Santos, Rita Filipa Almeida
Orientador: Cruz, Vítor Manuel Lourenço da
Palavras-chave: Dificuldades de aprendizagem
Intervenção psicomotora
Matemática
Processos cognitivos
Psicomotricidade
Data de Defesa: 2012
Citação: Santos, Rita 2012 - Dificuldades de aprendizagem na matemática : estudo correlacional com crianças do 3º ano de escolaridade com e sem dificuldades de aprendizagem na matemática. Metodologias específicas de intervenção psicomotora : estudo do seu impacto em crianças do 3º ano de escolaridade com dificuldades de aprendizagem na matemática. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: ARTIGO I: Este artigo pretende fazer um estudo comparativo dos perfis de crianças com e sem Dificuldades de Aprendizagem na Matemática (DAM), e ainda investigar as correlações das componentes no domínio Cognitivo, no domínio da Aritmética e no domínio Psicomotor em ambos os grupos. Neste estudo participaram 59 crianças, que foram avaliadas através de provas das baterias Cognitive Assessment System (CAS) para avaliar o domínio Cognitivo, da bateria básica de Kaufman (KABC) para avaliar o domínio da Aritmética, da bateria Piaget-Head e bateria Psicomotora (BPM) para avaliar o domínio Psicomotor. Verificou-se que as crianças com DAM, comparativamente às crianças sem DAM apresentam um perfil inferior em todas as variáveis avaliadas. Com base nos estudos das correlações, conclui-se ainda que a Psicomotricidade assume um papel importante na aritmética e no domínio cognitivo. ARTIGO II: O objectivo deste artigo é investigar o impacto da intervenção psicomotora em crianças com Dificuldades de Aprendizagem na Matemática (DAM). Participaram neste estudo 30 crianças com DAM, tendo sido avaliadas nos domínios Cognitivo (Cognitive Assessment System), Aritmética (Bateria de Kaufman) e Psicomotor (Bateria Piaget-Head e Bateria Psicomotora). Os participantes foram sujeitos a um plano de intervenção psicomotora com o objectivo de optimizar o seu desempenho na matemática. Verificou-se que todas as crianças sujeitas a intervenção não só apresentaram ganhos significativos em todos os domínios avaliados, como esses ganhos permaneceram no tempo. Estes resultados parecem reforçar a importância da intervenção Psicomotora no âmbito das dificuldades de aprendizagem.
Descrição: Mestrado em Reabilitação Psicomotora
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7094
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.