Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/7073
Título: Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos com Ensino Secundário de Alvide
Autor: André, Joana Filipa Pereira
Orientador: Santos, Ana Maria Silva
Santos, Anabela Vieira
Palavras-chave: Educação física
Escola
Estágio pedagógico
Formação de professores
Reflexão crítica
Data: 2013
Citação: André, Joana (2013) - Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos com Ensino Secundário de Alvide. Relatório de Estágio. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: O presente relatório assume-se como uma reflexão ao estágio pedagógico realizado na Escola Secundária 2,3 de Alvide no ano letivo 2011/2012, através da análise crítica aos efeitos do processo formativo no desenvolvimento pessoal e profissional da professora-estagiária e ao trabalho desenvolvido na comunidade educativa neste âmbito. O estágio decorreu, com mais duas professoras-estagiárias, na escola sede de um agrupamento de escolas relativamente recente, que se situa no concelho de Cascais, e que apresenta como principais dificuldades a pouca valorização da escola pelas famílias, a incidência de ambientes familiares destruturados, o insucesso escolar e a tendência cultural para o abandono escolar, entre outras. Conforme as quatro áreas estruturantes do estágio pedagógico: na área da organização e gestão do ensino e aprendizagem (área 1) verificaram-se progressos em todas as dimensões, sendo percetível o percurso percorrido, com êxito, desde uma condução de ensino demasiado dependente de um planeamento pormenorizado até a uma intervenção autónoma e realizada de acordo com a imprevisibilidade de cada sessão, ou desde uma estruturação da avaliação formativa quase nula até uma organização articulada e profícua dos procedimentos subjacentes, ou ainda desde uma seleção desajustada de objetivos pedagógicos até uma adaptação do processo ensinoaprendizagem às reais necessidades e interesses dos alunos; na área da investigação e inovação pedagógica (área 2), apesar de terem sido cumpridas todas as tarefas exigidas, não foram aproveitados todos os benefícios que esta área poderia oferecer ao processo de formação e à escola; nas áreas de participação na escola (área 3) e relação com a comunidade (área 4) foi entendida a função do professor além da sua disciplina, nomeadamente na compreensão do valor do desporto escolar, do valor de uma boa comunicação entre escola e encarregados de educação, e da importância da ligação da escola com os alunos e com as suas famílias. Reconhece-se, portanto, que o estágio pedagógico - através da intervenção pedagógica, da supervisão pedagógica implicada e das reflexões críticas implícitas - é uma etapa de formação imprescindível ao desenvolvimento de qualquer professor.
Descrição: Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7073
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Final de Estágio - J.André.pdf926,9 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.