Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/7003
Título: Education and agricultural production in Mozambique : the case of maize
Autor: Bruna, Natacha Rivi
Orientador: Barros, Carlos Pestana
Mosca, João
Palavras-chave: education
agricultural production
maize
Mozambique
spatial econometrics
educação
produção agrícola
milho
Moçambique
econometria espacial
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Bruna, Natacha Rivi (2014). "Education and agricultural production in Mozambique : the case of maize". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: This paper analyses the relationship between the levels of education and of maize production in Mozambique in the period from 1992 to 2013 using a spatial econometric panel data model. Based on the results obtained, it was possible to identify a positive and statistically significant spatial error effect meaning that spatial autocorrelation exists among provinces relative to maize production, and this autocorrelation is positive. Although there is negative correlation between technical education and maize production in Mozambique, there are evidences that maize production increases can be explained by primary and secondary schooling and by the increment of number of schools. Therefore education should be considered a main issue in agricultural development. The results follow the findings of other countries concerning the higher impact of primary and secondary schooling comparing to any other level of education. The relevant has policy implications are derived.
Este Trabalho Final de Mestrado analisa a relação existente entre os níveis de educação e a produção do milho em Moçambique entre 1992 e 2013, tendo como base um modelo de econometria espacial de dados em painel. Através dos outputs obtidos foi possível identificar um spatial error effect positivo e estatisticamente significativos, o que indica que a existência de auto correlação espacial se verifica entre as diferentes províncias em relação à produção do milho, e esta é considerada positiva. Apesar de se verificar uma relação negativa entre os níveis de educação técnica e a produção do milho em Moçambique, existem evidências de que incrementos na produção do milho podem ser explicados pela obtenção de educação primária e secundária e pelo aumento do número de escolas. Sendo assim, a educação deverá ser considerada uma importante questão para o desenvolvimento da agricultura. É importante realçar que os resultados obtidos neste estudo consideram-se consistentes com as conclusões alcançadas em outros países relativamente ao facto de que a educação primária e secundária apresentam impactos superiores na produção agrícola em relação a qualquer outro nível educacional.
Descrição: Mestrado em Economia
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7003
Aparece nas colecções:DE - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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