Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/7002
Título: Eficiência e produtividade das frotas de aeronaves da Força Aérea Portuguesa
Autor: Ferreira, Nelson Brandão Martins
Orientador: Barros, Carlos Pestana
Palavras-chave: Data Envelopment Analysis
Malmquist
Variação da Eficiência
Força Aérea Portuguesa
Efficiency Variation
Portuguese Air Force
Data de Defesa: 2013
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Ferreira, Nelson Brandão Martins (2013). "Eficiência e produtividade das frotas de aeronaves da Força Aérea Portuguesa ". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Este Trabalho Final de Mestrado estima a eficiência e a produtividade total nas frotas de aeronaves da Força Aérea Portuguesa (FA) desagregando a eficiência em eficiência pura (efeitos de gestão) e de escala (efeitos de dimensão) e decompondo a produtividade em eficiência técnica e variação de eficiência tecnológica. Utiliza-se o método Data Envelopment Analysis (DEA) que é um método não paramétrico. Este tipo de análise tem sido aplicado a diversos tipos de entidades, em diferentes atividades, em contextos muito variados e em países diversos, mas quase nunca em organizações militares como a FA. O objetivo desta análise consiste em avaliar a eficiência e a produtividade das frotas de aeronaves da Força Aérea Portuguesa no período de 2004 a 2012 de modo a encontrar melhorias a nível tecnológico e a nível organizacional que conduzam a um melhor desempenho das frotas. Ao avaliar a produtividade total das frotas, conclui-se que apenas uma teve um crescimento de produtividade total, quanto que as outras tiveram uma diminuição da produtividade. Todas as frotas tiveram um crescimento da eficiência tecnológica. A nível da eficiência técnica os resultados foram inversos, todas à exceção de uma frota, tiveram uma diminuição desta eficiência. As implicações decorrentes deste estudo prendem-se pelo facto de que as frotas devem melhorar a sua capacidade de gestão de maneira a que os seus recursos utilizados acompanhem a redução de horas de voo provocadas pelos cortes orçamentais acorridos nos últimos anos.
This Final Master Work estimate the efficiency and overall productivity in the Portuguese Air Force (FA) aircraft fleet disaggregating efficiency in pure efficiency (management effects) and scale (size effects) and decomposing productivity in technical efficiency and technology efficiency. The method used was the Data Envelopment Analysis (DEA) which is a nonparametric method. This type of analysis has been applied to various types of entities, in different activities, in varied contexts and in different countries, but almost never in military organizations like the FA. This analysis objective is to evaluate the efficiency and productivity of the Portuguese Air Force aircraft fleet in the period between 2004 and 2012 in order to find technological and organizational improvements that might lead to a better performance of the fleets. Measuring the overall fleets’ productivity, it is concluded that only one had a total productivity growth, as the others had a decrease in productivity. All fleets showed a growth in technological efficiency. On the other hand the technical efficiency results were inverse, all except for one fleet, had a decrease of this efficiency. The arising implications of this study relate to the fact that fleets must improve their management capability so that their used resources follow the reduction of the flight hours caused by budget cuts occurred in recent years.
Descrição: Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7002
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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