Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/6984
Título: Comunidades online e cocriação : estudo exploratório das motivações e barreiras à participação
Autor: Gomes, Catarina Fernandes
Orientador: Veríssimo, José
Palavras-chave: Comportamento do consumidor
Social media
comunidades online de marca
atividade de cocriação
participação
motivações
barreiras
Consumer behavior
online communities
co-creation activity
participation
motivations
barriers
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Gomes, Catarina Fernandes (2014). "Comunidades online e cocriação : estudo exploratório das motivações e barreiras à participação". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Cada vez mais empresas recorrem à Internet como ferramentas de auxílio à gestão. Neste contexto, surgem as comunidades online de marca e as suas atividades de cocriação como ponte de ligação entre empresa e cliente. As interacções aqui criadas têm impactos positivos nas empresas, sendo importante estimulá-las. O objetivo do presente trabalho consiste em perceber se os factores motivacionais e as barreiras influenciadoras da participação nas comunidades de cocriação são entendidas de igual forma entre participantes nas comunidades, e entre estes e os não participantes. Realizou-se um estudo exploratório quantitativo com recolha de dados junto de comunidades online e das redes sociais. A análise dos resultados foi efectuada através de técnicas estatísticas MANOVA e ANOVA, as quais serviram para testar diferenças nos factores motivacionais e barreiras à participação. As conclusões deste trabalho indicam existir diferenças entre a forma como os factores motivacionais e as barreiras são percebidas por membros e não-membros das comunidades online. Os resultados obtidos são relevantes para a gestão, na medida em que as organizações podem reforçar os benefícios mais valorizados da participação, bem como minimizar o impacto das barreiras à participação nas comunidades de cocriação.
Increasingly companies have used the Internet as a tool to support management. In this context, online brand communities and their activities of co-creation build connections between companies and their customers. The interactions here created impact positively on the development of the enterprises and it is therefore important to encourage them. The purpose of this study is to understand if the motivational factors and barriers influencing participation in communities of co-creation are understood equally between participants in the communities and between them and non-participants. A quantitative exploratory study was made collecting data from online communities and social networks. The analysis was performed through ANOVA and MANOVA statistical techniques, which served to test differences in motivational factors and barriers to participation. The findings of this study indicate the existence of differences between how the motivational factors and barriers are perceived by members and non-members of online communities. The results are relevant to the management to the extent that organizations can strengthen the most valued benefits of participation, as well as minimize the impact of barriers to participation in communities of co-creation.
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6984
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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