Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/6964
Título: Fatores psicossociais ocupacionais e a lesão musculoesquelética relacionada com o trabalho em trabalhadores com posto de trabalho informatizado
Autor: Campos, Ana Dacciley de Menezes
Orientador: Carnide, Maria Filomena Araújo Costa Cruz
Palavras-chave: Ergonomia
Factor psicossocial
Factor ocupacional
Lesões musculoesqueléticas
Membros superiores
Mobiliário
Posto de trabalho
Trabalho informatizado
Data de Defesa: 2012
Citação: Campos, Ana Dacciley (2012) - Fatores psicossociais ocupacionais e a lesão musculoesquelética relacionada com o trabalho em trabalhadores com posto de trabalho informatizado. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: Este estudo pretendeu avaliar a associação dos fatores psicossociais e a ocorrência de Lesões Musculoesqueléticas Relacionadas com o Trabalho — LMERT nos membros superiores em trabalhadores do setor administrativo com posto de trabalho informatizado. Especificamente procurou identificar a região corporal com maior prevalência das LMERT, caracterizar a sua prevalência entre as características de género e idade e verificar a associação dessas ao mobiliário dos trabalhadores. Foi realizado o teste qui-quadrado para avaliar a associação entre as variáveis estudadas. Os resultados apresentaram o pescoço como a região do corpo mais indicada pelo acometimento de dores em relação aos últimos sete dias com 12% e 25% durante os últimos doze meses. Entre os colaboradores 12 % evitaram suas atividades normais devido a algum problema (dor, desconforto ou dormência) nos últimos 12 meses. A cadeira e o monitor tiveram associação significativa em relação à LMERT, sendo que o modelo exige controlo. A exigência física também teve uma associação significativa em relação à LMERT nos membros superiores. Desta forma é essencial a capacitação dos trabalhadores com postos informatizados, tanto em relação aos pressupostos ergonómicos, quanto às necessidades de uma gestão organizacional participativa, envolvendo os trabalhadores nas questões de melhorias do ambiente laboral, acrescida de medidas que promovam a saúde do trabalhador.
Descrição: Mestrado em Ergonomia
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6964
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
AnaDCampos_TESE_DEFINITIVA_20Jan2011.pdf449,84 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.