Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/6954
Título: Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire no ano lectivo de 2009-2010
Autor: Presado, Rita Bebiana Ferreira
Orientador: Januário, Nuno Miguel da Silva
Lopes, Humberto Manuel Dias
Palavras-chave: Estágio pedagógico
Estratégias
Etapas de formação
Planeamento
Data: 2010
Citação: Presado, Rita (2010) - Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire no ano lectivo de 2009-2010. Relatório de Estágio. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: Este relatório, é uma síntese e uma breve reflexão crítica de um ano muito exaustivo, mas muito produtivo, não só porque me permitiu obter experiências de aprendizagens constantes e sucessivas, mas também um contínuo convívio com alunos, professores, encarregados de educação, e funcionários da escola. Representa um ano de muito esforço, trabalho e dedicação, mas também um enorme desenvolvimento profissional e pessoal. Também foi este ano que me permitiu perceber que para além das dificuldades que a vida nos pode apresentar, a força e vontade que tenho deve ser sempre superior. Primeiramente é realizada uma contextualização, focando as principais características da escola, do Grupo de Educação Física (GEF), do núcleo de estágio e da turma sobre a qual foi desenvolvida as actividades de leccionação. Posteriormente é realizada uma análise crítica estruturada e justificada sobre cada uma das 4 áreas, Área 1 — Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem; Área 2 — Investigação e Inovação Pedagógica; Área 3 — Participação na Escola; Área 4 — Relações com a Comunidade, de maneira a promover a reflexão de todo o processo de formação pedagógica associado ao ano de estágio pedagógico, identificando o grau de pertinência deste processo e de todos os aspectos a ele associados. Nesta medida, em cada área e sub - área, será feita uma apreciação qualitativa acerca do cumprimento das competências a adquirir, sendo reflectidas para cada competência, as capacidades e dificuldades previamente enunciadas, as estratégias também serão alvo de apreciação para que, no futuro, seja feito um esforço no sentido de as melhorar cada vez mais, em prol de um processo profissional cada vez mais eficaz e eficiente. Foi dos anos mais importantes na minha formação, foi extremamente gratificante, nomeadamente pela boa relação com os alunos, com todos os professores e com funcionários da escola. Foi necessário e empenhei-me em contribuir para um bom clima de trabalho, quer com os alunos quer com os meus colegas e amigos, orientadores, assim como, com todos os outros elementos do GEF. É com muito orgulho que termino este estágio, estando apta para iniciar a minha carreira profissional e contribuir para o desenvolvimento pessoal e social de todos os estudantes enquanto professora dos mesmos. As vivências ao longo deste ano permitiram-me perceber, desta vez na prática, o motivo pela qual escolhi esta profissão.
Descrição: Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6954
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de EstágioESBF.pdf936,57 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.