Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/6929
Título: Curriculum escolar : corpos dóceis e obesos : um estudo dos hábitos de actividade física de adolescentes do 8º ano do ensino básico
Autor: Mata, Francisco Miguel do Amaral Soares Xavier da
Orientador: Santos, Ana Maria da Silva
Palavras-chave: Actividade física
Crianças
Jovens
Obesidade
Sedentarismo
Data: 2014
Citação: Mata, Francisco (2014) - Curriculum escolar : corpos dóceis e obesos : um estudo dos hábitos de actividade física de adolescentes do 8º ano do ensino básico. Relatório da Actividade de Investigação e Inovação. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: O desenvolvimento de estilo de vida sedentário tem vindo a ser considerado uma tendência global, sendo especialmente preocupante em crianças e adolescentes. A investigação refere os riscos de saúde destas faixas etárias e dos futuros adultos. Neste estudo procurámos perceber se a actividade física de jovens do 8º Ano era suficiente de acordo com recomendações internacionais e se existe alguma relação entre o estilo de vida e o aproveitamento escolar. Os alunos foram questionados sobre os seus hábitos de actividade física regular, tendo ainda preenchido um cronograma semanal. Os resultados sugerem que a actividade física dos alunos é insuficiente, de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde, sendo que a Escola facilita o desenvolvimento do estilo de vida sedentário dos alunos. Foi ainda encontrada uma relação entre actividade física e aproveitamento escolar, confirmando vários estudos realizados. Sugere-se que sejam criadas condições para contrariar os comportamentos sedentários das crianças e adolescentes, devendo ser aplicadas medidas adequadas à promoção da actividade física, dentro e fora da Escola. Importante a detecção de experiências na área da prevenção e a consciencialização da problemática da obesidade infanto-juvenil, em contextos familiar, escolar e comunitário, no sentido da procura de boas práticas, que eventualmente possam vir a ser replicadas. Esforços devem ser desenvolvidos na promoção de um estilo de vida activo, numa tentativa de impedir a prevalência crescente de comportamentos sedentários de crianças e adolescentes.
Descrição: Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6929
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese - Corpos Dóceis.pdf438,32 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.