Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/6921
Título: Relatório de estágio profissionalizante em dificuldades de aprendizagem na EMDIIP - Equipa Móvel de Desenvolvimento Infantil e Intervenção Precoce
Autor: Costa, Filipa Alexandra Lourenço
Orientador: Brandão, Maria Teresa Perlico Machado
Palavras-chave: Avaliações
Crianças
Desenvolvimento gráfico
Dificuldades de aprendizagem
EMDIIP - Equipa Móvel de Desenvolvimento Infantil e Intervenção Precoce
Estudos de caso
Intervenção psicomotora
Motricidade fina
Data: 2014
Citação: Costa, Filipa (2014) - Relatório de estágio profissionalizante em dificuldades de aprendizagem na EMDIIP - Equipa Móvel de Desenvolvimento Infantil e Intervenção Precoce. Relatório de Estágio. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: O presente relatório visa apresentar as atividades que foram realizadas no âmbito da Unidade Curricular de Ramo de Aprofundamento de Competências Profissionais, na EMDIIP (Equipa Móvel de Desenvolvimento Infantil e Intervenção Precoce), com crianças com dificuldades de aprendizagem (DA), em duas escolas de Casal de Cambra. É feita uma abordagem acerca da intervenção psicomotora e a sua importância em crianças com DA, uma revisão da literatura sobre as DA e as dificuldades de aprendizagem específicas (DAE) e das problemáticas da motricidade fina que podem interferir no processo do desenvolvimento gráfico. É referido o enquadramento institucional e legal da prática desenvolvida e é explicada a organização do estágio, incluindo três estudos de caso de crianças com DA que beneficiaram de intervenção psicomotora. Será descrito todo o processo, desde informações relacionadas com a caracterização da criança, objetivos definidos, intervenção e avaliações iniciais e finais. Após a intervenção verificou-se que, mesmo tendo sido apenas por oito meses e nos quais houve interrupções letivas, se registaram melhorias significativas nas capacidades e desempenho das criança. Estes resultados demonstram que a intervenção psicomotora na escola é muito importante para ajudar crianças com DA a ultrapassar as suas dificuldades e a obter melhorias a nível da sua prestação escolar.
Descrição: Mestrado em Reabilitação Psicomotora
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6921
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de estágio Filipa Costa RP definitivo.pdf3,71 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.