Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/6909
Título: Efeitos de um programa de reeducação sensório-motora no controlo postural e na prevalência de lesões em atletas de corfebol
Autor: Neves, Ana Margarida de Almeida Santos
Orientador: Melo, Filipe Manuel Soares de
Oliveira, Raul Alexandre Nunes da Silva
Palavras-chave: Corfebol
Controlo postural
Equilíbrio dinâmico
Equilíbrio estático
Instabilidade crónica
Prevenção de lesões
Proprioceptividade
Tempo de estabilização
Tíbio-társica
Treino sensório-motor
Data de Defesa: 2014
Citação: Neves, Ana (2014) - Efeitos de um programa de reeducação sensório-motora no controlo postural e na prevalência de lesões em atletas de corfebol. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: Introdução: As lesões cápsulo-ligamentares podem gerar instabilidade mecânica e sintomatologia variada, como a instabilidade crónica da tíbio-társica (ICTT) que pode ser vista como uma perturbação do sistema sensório-motor. Objectivos: Determinar a prevalência de lesões em atletas de corfebol em duas épocas consecutivas e analisar os efeitos de um programa de reeducação sensório-motora na prevalência de lesões e no controlo postural (CP). Métodos: 18 atletas (idade = 23,2 ± 3,15 anos) distribuídos por 2 grupos: 10 indivíduos no Grupo experimental (GE) e 8 no Grupo de controlo (GC). Os 8 indivíduos com ICTT foram distribuídos aleatoriamente pelos grupos. Os atletas do GE realizaram um programa de reeducação sensório-motora de 6 semanas. O CP foi avaliado em dois momentos, através de uma plataforma de forças e as variáveis estudadas foram o deslocamento de centro de pressão (DCP) e a área de oscilação (AO) para as tarefas estáticas e o pico inicial de força (PIF) e o tempo de estabilização no sentido médio-lateral (TE_ML) e antero-posterior (TE_AP) para as tarefas dinâmicas (saltos). Resultados: Na segunda época, verificou-se uma redução em 3 lesões cápsulo-ligamentares na tíbio-társica, tendo havido 4 recidivas e uma nova lesão. O programa de intervenção revelou-se efectivo apenas relativamente ao TE_ML no salto antero-posterior (p = 0,021) e ao TE_AP no salto lateral à esquerda (p = 0,041), com os membros inferiores dominantes, a um nível de significância p < 0,050. Conclusões: A prevenção de lesões em atletas de corfebol e a melhoria numa das variáveis do controlo postural em tarefas dinâmicas – tempo de estabilização após recepção de um salto - parecem beneficiar da aplicação de um programa de reeducação sensório-motora. Em futuros estudos recomenda-se o alargamento da amostra e o recurso a medidas complementares como a análise cinemática e avaliação electromiográfica para se poder estudar a evidência destes programas nas prevenções primária e secundária de lesões.
Descrição: Mestrado em Ciências da Fisioterapia
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6909
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese_Ana Margarida Neves_20800034.pdf5,17 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.