Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/6901
Título: Determinantes da retenção da informação no ensino de tarefas desportivas
Autor: Januário, Nuno Miguel da Silva
Orientador: Rosado, António Fernando Boleto
Mesquita, Isabel Maria Ribeiro
Palavras-chave: Aceitação da instrução
Evocação do feedback
Perceção dos alunos
Retenção da informação
Tarefas desportivas
Feedback recall
Instrutional retention
Sport
Student's perceptions
Teaching skills
Data de Defesa: 2014
Citação: Januário, Nuno (2014) - Determinantes da retenção da informação no ensino de tarefas desportivas. Tese de Doutoramento. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana
Resumo: O objetivo principal do presente trabalho foi determinar a capacidade de retenção que alunos e atletas manifestam, acerca das informações emitidas pelos professores e treinadores, em situações reais de ensino de tarefas desportivas. Pretende-se, ainda, averiguar se a retenção da informação é influenciada pelas características da informação transmitida (estrutura, natureza, conteúdo), pelas características individuais dos participantes (género, idade, nível de escolaridade e nível de prática), por variáveis relacionadas com a perceção da informação (nível de aceitação da informação e nível de atenção) e pela motivação por parte dos alunos e atletas, considerando, ainda, os contextos organizacionais em que a atividade se desenrolava. O conjunto de estudos realizados envolveu 2895 alunos e atletas, de ambos os géneros, com idades compreendidas entre 9 e 19 anos. O total de professores e treinadores participantes foi 119. Foi observado um total de 157 sessões de Educação Física, Desporto Escolar e Desporto Federado, tendo-se obtido 2895 respostas dos alunos e atletas, aos episódios instrucionais ao que correspondeu 15142 unidades de informação. Os episódios instrucionais foram gravados em suporte audiovisual, tendo sido pedido aos praticantes que reproduzissem a mensagem transmitida. As instruções dos professores e treinadores foram comparadas com as respostas dos praticantes, através de procedimentos quantitativos e qualitativos. Os resultados obtidos demonstraram que existia uma redução da informação retida e que a sua retenção era influenciada pelas características da informação transmitida, pelas características individuais dos praticantes, pelo nível motivacional dos mesmos, pelos contextos organizacionais, pelo nível de atenção de atletas e alunos e pela perceção de importância que estes atribuíam à informação transmitida.
ABSTRACT: The study analyzes the students’ and athletes’ retention of information during sports sessions. We intended to determine if the retention of information was influenced by the athletes’ characteristics, the information characteristics, and athletes’ perception of the relevance of the information, motivational level and athletes’ attention level. The study was developed in 157 physical education lessons and sports sessions, involving 119 coaches and teachers, 2895 students and athletes, of both gender, aged between 9 and 19 years old. The instructional episodes observed involved 15142 instructional information units emitted by the teachers and coaches during the training sessions. Coaches’ and teachers’ instructions were audio and video recorded. After the instructions, athletes answered to a brief structured interview. All teachers’, coaches’ and athletes’ interventions were transposed to written protocol and submitted to Content Analysis. Descriptive statistics and both quantitative and qualitative analysis were done. The results showed that a substantial part of the information was not retained by the students and athletes and the retention of information was influenced by athletes’ characteristics, the information characteristics, contextual variables, students ’and athletes’ perception of the relevance of the feedback information and students’ and athletes’ motivational level.
Descrição: Doutoramento em Motricidade Humana na especialidade de Treino Desportivo
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6901
Aparece nas colecções:BFMH - Teses de Doutoramento / Ph.D.Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Doutoramento- Determinantes da Retenção da Informação no Ensino de Tarefas Desportivas.pdf1,65 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.