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Título: Drivers e barreiras do e-banking : o caso de Cabo Verde
Autor: Monteiro, Esmeralda da Natividade Silva
Orientador: Picoto, Winnie Ng
Palavras-chave: tecnologia
Internet banking
stakeholders
TOE
e-banking
technology
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Monteiro, Esmeralda da Natividade Silva (2014). "Drivers e barreiras do e-banking : o caso de Cabo Verde". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: A inovação tecnológica na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem contribuído para a revolução do setor bancário, com impactos significativos nos serviços tradicionalmente oferecidos pelas agências bancárias. O objetivo desta pesquisa é avaliar os drivers e barreiras ao desenvolvimento do internet banking, em Cabo Verde, na perspetiva dos gestores dos bancos comerciais e de outros stakeholders da envolvente externa. O estudo de caso, baseado na framework Technology–Organization–Environment (TOE), concluiu que as principais barreiras estão relacionadas com o contexto ambiental, em particular o suporte governamental, o quadro legal e regulamentar e os atributos culturais que levam à relutância dos clientes em utilizar os serviços e-banking. O estudo apresenta contribuições para académicos e gestores do setor bancário.
Technological innovation in Information and Communications Technology (ICT) has contributed to the revolution in the banking industry with significant impacts on the services traditionally offered by bank branches. The goal of this research was to assess the drivers and barriers to the development of internet banking in Cape Verde, from the perspective of managers of commercial banks and other stakeholders of the external environment. The case study based on the framework Technology-Organization-Environment (TOE), concluded that the main barriers are related to the environmental context in particular government support, legal and regulatory framework and cultural attributes that lead to reluctance of customers use e-banking services. The study makes contributions to academics and managers in the banking sector.
Descrição: Mestrado em Ciências Empresariais
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6897
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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