Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/6866
Título: Observação e deteção do erro técnico na prestação motora : comparação entre grupos diferenciados em natação: relatório final da atividade de investigação e inovação, área 2 do estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Raul Proença 2005-2006
Autor: Vieira, João Pedro Ferreira
Orientador: Onofre, Marcos Teixeira de Abreu Soares
Palavras-chave: Avaliação
Erro
Natação
Observação
Técnica
Data: 2014
Citação: Vieira, João (2014) - Observação e deteção do erro técnico na prestação motora : comparação entre grupos diferenciados em natação: relatório final da atividade de investigação e inovação, área 2 do estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Raul Proença 2005-2006. Relatório da Actividade de Investigação e Inovação. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: Este Relatório representa uma reflexão em torno de um estudo realizado no âmbito da Investigação e Inovação Pedagógica, inserido na Área 2 do Estágio, no ano letivo 2005/2006, na Escola Secundária Raul Proença (ESRP). O presente estudo visa comparar a competência de observação motora (deteção dos erros de execução) na modalidade de Natação, procurando saber se existem diferenças entre os diversos grupos da amostra. A amostra era constituída por 36 elementos divididos por quatro grupos: Professores de Educação Física Especialistas (exercem funções de treinador em Natação e têm pelo menos 4 anos de experiência de ensino); Professores de Educação Física Não Especialistas (não exercem funções de treinador em Natação e têm mais de 4 anos de experiência de ensino); Alunos Especialistas (alunos do ensino secundário, que praticam, ou praticaram Natação durante 5 anos fora do contexto escolar) e Alunos Não Especialistas (alunos do ensino secundário, que praticam Natação apenas em contexto escolar). Não houve qualquer seleção baseada no sexo ou na idade. Para levar a cabo a execução do presente estudo, foi pedida a colaboração de vários alunos e professores, criaram-se alguns vídeos, nos quais os diferentes alunos e professores tinham de detetar os erros principais, para tentarmos perceber a influência das diferentes variáveis na sua observação. Os resultados demonstraram não haver diferenças significativas na observação de diagnóstico entre os grupos diferenciados. Com o objetivo de apresentar uma proposta de solução a um problema encontrado no seio do Grupo Disciplinar de Educação Física - a Avaliação -, propusemo-nos a criar um instrumento: a Folha de Avaliação em Excel. Filtraram-se as respostas dos professores do Grupo Disciplinar de Educação Física que seriam passíveis de se tornarem num compromisso de grupo, e construiu-se uma proposta de solução apresentada para a matéria da Natação, com os devidos indicadores, incentivando, por um lado, a assunção de compromissos de grupo, e por outro, a necessidade da continuidade na construção de um programa da avaliação global para todas as modalidades.
Descrição: Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6866
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TM João Vieira.pdf1,17 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.