Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/6862
Título: A avaliação da complexidade e da carga informacional no treino de futebol : relatório de estágio em futebol realizado na Equipa Sociedade União 1º Dezembro (2ª Divisão Nacional B - Época 2012/13)
Autor: Silva, Carlos Manuel Roquete Araújo da
Orientador: Duarte, Ricardo Filipe Lima
Palavras-chave: Abordagem ecológica
Complexidade
Futebol
Informação
Método de avaliação
Data: 2014
Citação: Silva, Carlos Roquete Araújo da (2014) - A avaliação da complexidade e da carga informacional no treino de futebol : relatório de estágio em futebol realizado na Equipa Sociedade União 1º Dezembro (2ª Divisão Nacional B - Época 2012/13). Relatório de Estágio. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: A concepção da sessão e respectivo controlo e avaliação do processo de treino tem visado os constrangimentos do indivíduo (intensidade, volume, repetições, frequência cardíaca, acumulação de lactato, VO2) em detrimento da informação envolvente que inclui as circunstâncias que tornam possível a percepção para o comportamento. O objectivo deste trabalho consistiu em testar uma metodologia para calcular a complexidade do contexto no exercício de treino, partindo dos factores estruturais, funcionais e organizacionais, das condicionantes e componentes do exercício, procurando criar um método de avaliação da complexidade do exercício, do treino e do microciclo, ou seja, da informação e grau de incerteza envolvente que o exercício de treino pode constituir no seu contexto; como dessa informação emergem processos de monotonia e densidade informacional no treino e no microciclo, e analisar ainda; possíveis relacionamentos com a percepção subjectiva de esforço, com a carga de treino e com os respectivos índices, abordando a possibilidade de presença de cargas mentais associadas ao desgaste e monotonia perceptiva. O teste foi realizado ao longo de uma época desportiva na 2ª divisão nacional B de seniores. Ao fim, chegou-se a um indicador de complexidade para os exercícios, que pode ser usado como elo de análise da “monotonia” e da “densidade” informacional que derivam do treino, e; de “orientação” segundo os objectivos e a periodização do treinador.
Descrição: Mestrado em Treino Desportivo
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6862
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
AVALIAÇÃO DA COMPLEXIDADE E CARGA INFORMACIONAL NO TREINO DE FUTEBOL.pdfDocumento principal2,5 MBAdobe PDFVer/Abrir
ANEXO I.pdfAnexo 1166,72 kBAdobe PDFVer/Abrir
ANEXO II.pdfAnexo 2301,01 kBAdobe PDFVer/Abrir
ANEXO III.pdfAnexo 32,41 MBAdobe PDFVer/Abrir
ANEXO IV.pdfAnexo 4131,59 kBAdobe PDFVer/Abrir
ANEXO V.1.pdfAnexo 5.193,49 kBAdobe PDFVer/Abrir
ANEXO V.2.pdfAnexo 5.2483,07 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.