Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/6861
Título: Organização do jogo e do treino de uma equipa de futebol : relatório de estágio profissionalizante na Escola de Futebol Dragon Force Lisboa
Autor: Ferreira, João Luís Mendes
Orientador: Duarte, Ricardo Filipe Lima
Palavras-chave: Exercício de treino
Organização do jogo
Princípios de jogo
Processo de treino
Representatividade da tarefa
Data: 2014
Citação: Ferreira, João Luís (2014) - Organização do jogo e do treino de uma equipa de futebol : relatório de estágio profissionalizante na Escola de Futebol Dragon Force Lisboa. Relatório de Estágio. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: A estruturação do processo de treino assume-se como um fator determinante na preparação de uma equipa de Futebol. Particularmente no contexto do Futebol de Formação, a Metodologia de Treino adotada destaca-se como fator capital, já que o objetivo é desenvolver a capacidade do jovem se tornar competente no jogo. O objetivo do trabalho desenvolvido consiste em compreender, refletir e fundamentar o processo de treino e competição da equipa sub-14 da Escola de Futebol Dragon Force Lisboa, onde foi desenvolvido o presente estágio. Para além do trabalho de terreno – colaboração ativa em todo o processo de treino e competição – foi realizado um estudo de investigação tendo como objetivo a avaliação da representatividade dos exercícios de treino e o seu transfere para a competição. Na área de relação com a comunidade, foi organizado um evento vocacionado para a formação de jogadores. Do cruzamento da informação proveniente da revisão da literatura, da reflexão pessoal, da experiência prática adquirida e do estudo realizado, foi possível concluir que: devem-se criar tarefas de treino (exercícios) representativas, em que os constrangimentos representem as pistas informacionais presentes no ambiente competitivo, para que os jogadores possam manter as mesmas relações funcionais (acoplamentos) entre perceção e ação; a análise ao jogo de futebol deve atender ao seu caráter complexo e dinâmico, focando-se nas interações entre os diferentes intervenientes, e as suas mudanças ao longo do jogo; criar contextos facilitadores, mantendo o nível de variabilidade aparente no desempenho competitivo e promovendo a emergência dos princípios de jogo, parece ser fundamental para o transfere positivo entre o treino e a competição.
Descrição: Mestrado em Treino Desportivo
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6861
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de Estágio - João Ferreira_13Março.pdf3,18 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.