Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/6860
Título: Uma equipa de futebol como um sistema complexo : visão multidisciplinar do planeamento, operacionalização e avaliação do treino e da competição: relatório de estágio em futebol realizado na equipa de Juniores do Real Sport Clube, 1ª Divisão do Campeonato Nacional, época 2012-2013
Autor: Antunes, Filipe Manuel Lopes
Orientador: Duarte, Ricardo Filipe Lima
Palavras-chave: Carga de treino
Concepção de jogo
Dimensão dos conteúdos de treino
Dimensão energético-funcional
Futebol
GPS
Multidisciplinaridade
Padrões de jogo
Sistema complexo
Data: 2014
Citação: Antunes, Filipe (2014) - Uma equipa de futebol como um sistema complexo : visão multidisciplinar do planeamento, operacionalização e avaliação do treino e da competição: relatório de estágio em futebol realizado na equipa de Juniores do Real Sport Clube, 1ª Divisão do Campeonato Nacional, época 2012-2013. Relatório de Estágio. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: Muitos autores têm proposto que o conhecimento sobre o funcionamento e a construção de uma equipa de futebol deverá ser perspetivada à luz dos sistemas complexos (e.g. McGarry et al., 2002; Duarte, 2012a). Neste relatório, pretendemos apresentar, analisar e refletir acerca da conceção e implementação das atividades práticas durante uma época desportiva nos juniores do Real Sport Clube, realizando uma abordagem integradora e multidisciplinar, e respeitando a complexidade e interligação dos fenómenos (Esteves, 2008). Partindo da análise do contexto e da formulação dos objetivos da equipa, descrevemos e fundamentamos a conceção de jogo criada pela equipa técnica, que foi materializada através de um modelo de treino congruente com o modelo de jogo, sistematizando de forma inovadora o controlo dos conteúdos de treino. Foi também realizada uma análise à equipa em competição. Criaram-se indicadores para representar aspetos específicos do modelo de jogo, nomeadamente as relações estabelecidas através do passe, o tempo de recuperação da posse da bola, a capacidade de recuperação da posse da bola e, ainda, a capacidade de transição defesa-ataque da equipa. Em termos do processo de treino, foi estudada a complexidade dos exercícios. Deste modo, foi possível verificar a forma como a complexidade evoluiu ao longo da sessão e do microciclo, e verificámos ainda a existência de correlações positivas e significativas entre a complexidade dos exercícios e a carga de treino. Elementos de um sistema complexo estabelecem interações através de gasto e troca de energia. Respeitando a análise multidisciplinar a que nos propusemos, realizámos um controlo do treino ao nível da dimensão energético-funcional, através da utilização da PSE-sessão, proposta por Foster et al. (2001). A equipa técnica conseguiu planear a dinâmica da carga de forma eficaz utilizando este método que integra de forma global o esforço dos jogadores. Na área 2 (Inovação e Investigação) e área 3 (Relação com a comunidade) do estágio aprofundamos o conhecimento em torno de uma recente tecnologia de monitorização e controlo do treino, o GPS. Como estudo de investigação utilizámos GPS’s que se demonstraram uma boa forma de descriminar a carga. Porém a carga de treino apresenta uma componente que não é explicada por estes indicadores. Os dados obtidos sugeriram ainda a hipótese de que a carga de treino tem uma moderada associação com uma componente de carga ou desgaste informacional/cognitivo. No âmbito da área 3, foi preparada, fundamentada e operacionalizada uma aula na Especialização de Futebol do mestrado em Treino Desportivo, com o título A Monitorização do Treino através de GPS.
Descrição: Mestrado em Treino Desportivo
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6860
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de Estágio de MestradoFilipe Antunes.pdfDocumento principal2,91 MBAdobe PDFVer/Abrir
ANEXOS RELATORIOFilipeAntunes.pdfAnexos792,59 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.