Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/6852
Título: Fatores críticos de sucesso da internacionalização de PME
Autor: Canelas, Gonçalo Leite de Castro Fraga
Orientador: Ilhéu, Maria Fernanda
Palavras-chave: PME
Internacionalização
Fatores Críticos de Sucesso
SME
Internationalization
Key Success Factors
Data de Defesa: 2013
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Canelas, Gonçalo Leite de Castro Fraga (2013). "Fatores críticos de sucesso da internacionalização de PME". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: O papel das pequenas e médias empresas é cada vez mais importante no contexto nacional e internacional uma vez que estas representam a maioria do tecido empresarial. Neste sentido, é identificada como estratégia prioritária destas empresas a aposta e o investimento em negócios internacionais. Sendo assim, o objetivo do presente estudo é identificar os fatores determinantes do sucesso internacional das PME. Para o estudo recorreu-se a uma pesquisa exploratória quantitativa através de inquéritos a 178 empresas portuguesas com objetivo de examinar se existe uma correlação positiva entre os fatores identificados e o sucesso internacional. Concluiu-se que apesar dos fatores identificados estarem presentes nas empresas nem todos estão se relacionam positivamente com o sucesso internacional.
The role of the Small and Medium Enterprises is becoming more and more important since they represent the majority of the companies. In this sense it was identified as a prior strategy the bet on international business. Thus, the goal of this paper is to identify the key success factors on the internationalization process companies. For this study I?ve used a quantitative data where 178 companies were inquired. The goal of this study was to prove if there were any correlation between the key success factors and the international success. The conclusion of this study was that despite the key success factors were identified on the companies not all of them were positively correlated to the international success.
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6852
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM-GLCFC-2013.pdf1,92 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.