Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/6845
Título: Desenvolvimento profissional dos professores : perspetivas sobre a avaliação do desempenho docente
Autor: Antunes, Maria do Céu Santos
Orientador: Onofre, Marcos Teixeira de Abreu Soares
Palavras-chave: Avaliação do desempenho docente
Carreira docente
Desenvolvimento profissional
Ensino básico
Ensino secundário
Supervisão pedagógica
Data de Defesa: 2014
Citação: Antunes, Maria do Céu (2014) - Desenvolvimento profissional dos professores : perspetivas sobre a avaliação do desempenho docente. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: O presente estudo teve como principal objetivo conhecer as conceções dos professores do 3º Ciclo e Secundário sobre a Avaliação do Desempenho e a relação com as suas perceções acerca do desempenho e desenvolvimento profissional. A fim de contextualizar esta temática, recorremos a um enquadramento teórico com uma abordagem aos conceitos de avaliação, supervisão e desenvolvimento profissional. Na metodologia, para a recolha de dados, foi utilizado um inquérito por questionário aberto, aplicado a uma amostra por conveniência de docentes a lecionar 3º Ciclo e Secundário num Agrupamento de escolas da região de lisboa. Os dados foram tratados a partir de uma análise de conteúdo temática. Os resultados permitem salientar que os professores concordam com a existência de um modelo de Avaliação do Desempenho, mas não se identificam com o modelo em vigor e apontam algumas lacunas ao processo e aos resultados finais, nem sempre apreciados como justos. Os docentes olham para a avaliação como um meio para realizar a progressão na carreira. Por isso, não deixam de considerar o modelo em vigor como injusto e pouco coerente, devido ao sistema de atribuição de quotas, que inviabiliza a transparência e a justiça do processo, gerando sentimentos de instabilidade e rivalidade na escola e entre o corpo docente. A vertente formativa da avaliação e o trabalho colaborativo são identificados como importantes para o desenvolvimento profissional dos professores; contudo, estes referem que é necessário melhorar a relação entre avaliador e avaliado uma vez que aquele parece não estar a cumprir o seu papel de supervisor entendido como orientador da prática pedagógica, capaz de fomentar um ambiente relacional positivo, interativo e necessário ao melhor desempenho e desenvolvimento profissional dos professores.
Descrição: Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6845
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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