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Título: Promoção de Vendas : modelo de resposta a desconto em Cartão e Pack Bonus
Autor: Rebelo, Ana Teixeira Gomes Martins
Orientador: Veríssimo, José
Palavras-chave: Promoção de Vendas
Desconto em Cartão
Pack Bónus
Comportamento do Consumidor
Sales Promotion
Discount Card
Pack Bónus
Consumer Behavior
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Rebelo, Ana Teixeira Gomes Martins (2014). "Promoção de Vendas : modelo de resposta a desconto em Cartão e Pack Bonus". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: No contexto atual, e com o crescimento de técnicas de promoção de vendas a que os consumidores têm à sua disposição surge o presente estudo. Este tem como objetivo perceber o processo de utilização do Desconto em Cartão e do Pack Bónus, através do modelo cognitivo-afetivo-conativo. Este modelo integra os aspetos de como e porque é que os consumidores utilizam as técnicas promocionais. Para a realização do estudo, foi feita uma recolha de dados quantitativos. Por se estar a estudar possíveis relações causais fez-se uma análise de equações estruturais, em que a componente analítica foi feita através de uma análise de caminhos. O modelo cognitivo-afetivo-conativo foi confirmado para estas duas técnicas promocionais. Foram também identificadas duas características individuais, que influenciam o processo dos consumidores, tanto diretamente como indiretamente. Por último, são identificados comportamentos do consumidor face às técnicas promocionais em estudo.
This study was developed according to the increase in sales promotional techniques available to consumers nowadays. Its main purpose lays in understanding the Discount Card and Pack Bonus process of usage through a cognitive-affective-conative model. This model integrates several aspects of how and why consumers use promotional techniques. In order to develop the following study, quantitative data were collected. Considering that casual relationships were being studied, a structural equation analysis was developed, where the analytic component was made through a path analysis. The cognitive-affective-conative model was confirmed by this two promotional techniques. Furthermore, two individual characteristics affecting the consumer process were identified, both directly and indirectly. Finally, the study revealed the consumer behaviour when dealing with the promotional techniques studied.
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6835
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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