Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/6821
Título: Interface de transportes : a intermodalidade no centro urbano do Pinhal Novo.
Autor: Dias, Sofia Alexandra Rodrigues
Orientador: Vale, David de Sousa
Palavras-chave: Nó-lugar
Intermodalidade
Estações ferroviárias
transportes
Node-place
intermodality
railway station
transport
Data de Defesa: Mar-2014
Editora: Universidade de Lisboa. Faculdade de Arquitetura.
Citação: DIAS, Sofia Alexandra Rodrigues - Interface de transportes : a intermodalidade no centro urbano do Pinhal Novo. Lisboa : FA, 2014. Tese de Mestrado.
Resumo: Este Projecto Final de Mestrado tem como tema central os interfaces de transportes, centrados nas estações ferroviárias, tendo em conta que estas albergam um meio de transporte bastante rápido e que pode ser utilizado em várias escalas. Nesse sentido, pretendeu-se compreender qual a forma mais eficaz de avaliar uma estação ferroviária, bem como a sua envolvente, de forma a elaborar uma requalificação e reestruturação adequada. Foi efectuada uma revisão de literatura com base na teoria de que a estação funciona como um nó mas também como um lugar na cidade, tendo sido possível identificar os critérios de concepção associado às duas funções. Através da aplicação desses critérios elaborou-se um projecto de intervenção na estação ferroviária do Pinhal Novo, integrando-se os diferentes modos de transporte no centro urbano e tendo sido possível verificar que os critérios apresentados relativamente à teoria “nó-lugar” serão os mais indicados para uma integração entre o planeamento de transportes e os usos do solo.
ABSTRACT: This Master thesis was built over transport interfaces theme, with a focus on railway stations as they are home to a mode of transport quite fast and that can be used at various scales. In order to understand the most effective way to evaluate a railway station and its surroundings and to prepare a proper retraining and restructuring, a literature review based on the theory that the station functions as a node but also as a place in the city, was made. It was possible to identify some specific design criteria associated with those two functions. By applying these criteria, an intervention in Pinhal Novo station was built, integrating different urban modes of transport. It was possible to verify that the criteria found in the theory " node - place " will be the most suitable for integration between transport planning and land use.
Descrição: Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Arquitectura com Especialização em Urbanismo.
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6821
Aparece nas colecções:DHTAUD - Teses de Mestrado / Master Thesis
BFA - Teses de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
PROJECTO_FINAL_MESTRADO.pdf7,02 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.