Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/682
Título: A Educação de alunos surdos no 2º e 3º ciclos do ensino básico : análise comparativa de dois modelos educativos
Autor: Estrada, Maria Paula Vieira Matutino Falcão
Orientador: Rodrigues, David António
Palavras-chave: Educação de surdos
Inclusão
Turmas de surdos
Opinião de docentes
Opinião de alunos e suas famílias
Data de Defesa: 17-Mar-2009
Resumo: Através deste trabalho procurámos dar visibilidade à educação de alunos surdos em quatro escolas do 2º e 3º ciclos do ensino básico, duas onde os surdos aprendem em turmas de ouvintes e duas em turmas de surdos, analisando-as comparativamente no que concerne aos modelos educativos que oferecem. Também pretendemos saber e comparar a opinião de quatro professores de educação especial (dois de cada modelo educativo) e seis de Língua Portuguesa (três de cada modelo educativo) sobre o modelo educativo, a inclusão e o modo como a promovem, assim como a percepção de oito surdos (quatro de cada modelo educativo) e das respectivas famílias relativamente aos modelos educativos que nos propusemos estudar. Os resultados obtidos revelam a necessidade de coexistência de escolas regulares com turmas de surdos e de escolas regulares onde os surdos frequentem turmas de ouvintes, a colocação de recursos humanos específicos para o atendimento dos surdos nas escolas da sua área de residência e a elegibilidade dos indivíduos para a frequência de cada modelo educativo se basear nas necessidades educativas individuais, nas preferências das famílias e dos alunos e no aconselhamento especializado e ter como meta a inclusão social.
It was our aim to give visibility to deaf students' education in four schools of the second and third grade of basic teaching, two of them where the deaf learn in listeners' classes and two in deaf classes, analysing them comparatively in what concerns the educative models they provide. We also intend to ask and compare the opinion of four special education teachers (two in each educational model) and six Portuguese Language teachers (three in each educational model) about the educational model, inclusion and the way it has been promoted by them, as well as the perception of eight deaf students (four in each educative model) and their families in what concerns the educational models we proposed ourselves to study. The results show the need of a coexistence of regular schools with deaf classes and regular schools where deaf students attend listeners classes, the disposal of human resources to take in account the deaf needs in the areas of their residence and the eligibility of individuals to the frequency of each educational model be based in the individual educational needs, in the families and students' preferences and in a specialised advice having in mind the social inclusion.
Descrição: Mestrado em Educação Especial
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/682
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
EER - Teses de Mestrado

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