Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/6812
Título: Comportamentos de risco na adolescência : estudo dos factores aliados ao risco e à protecção na saúde em jovens em idade escolar em função dos diferentes cenários relevantes do seu quotidiano e do seu percurso de desajustamento social .
Autor: Simões, Maria Celeste Rocha
Orientador: Matos, Maria Margarida Nunes Gaspar de
Palavras-chave: Adolescência
Comportamento social
Delinquência
Factores de risco
Protecção na saúde
Toxicodependência
Data de Defesa: 2005
Citação: Simões, Maria Celeste (2005) - Comportamentos de risco na adolescência : estudo dos factores aliados ao risco e à protecção na saúde em jovens em idade escolar em função dos diferentes cenários relevantes do seu quotidiano e do seu percurso de desajustamento social. Tese de Doutoramento. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: No sentido de compreender os factores e processos envolvidos nos comportamentos de risco na adolescência, desenvolveram-se dois estudos. O primeiro estudo, quantitativo, tem como objectivo o desenvolvimento de um modelo explicativo dos comportamentos de risco consumo de tabaco, álcool, drogas ilícitas, e delinquência. Os resultados mostraram que os comportamentos de risco são determinados por vários factores, sendo que os factores de ordem social parecem ser mediados por factores de ordem pessoal. O segundo estudo, qualitativo, tem como objectivo o aprofundar do conhecimento dos factores e processos de risco e protecção do consumo de substâncias e da delinquência. Para tal realizaram-se grupos focais com diferentes grupos de jovens organizados em função do género, idade e percurso de desajustamento social. Os resultados mostraram que os jovens têm percepção de um vasto conjunto de factores aliados aos comportamentos em estudo, e que estes parecem situar o risco predominantemente a nível individual e interpessoal e a protecção a nível individual e familiar. De um modo geral, os dois estudos apontam ainda para o facto de factores como o género, a idade e o percurso de desajustamento social constituírem factores determinantes dos comportamentos de risco, bem como das relações aliadas a estes mesmos comportamentos.
Descrição: Doutoramento em Motricidade Humana na especialidade de Educação Especial e Reabilitação
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6812
Aparece nas colecções:BFMH - Teses de Doutoramento / Ph.D.Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TD_Celeste Simões.pdf4,43 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.