Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/6767
Título: Qualidade de vida e promoção da saúde de pessoas com deficiência : estudo dos determinantes e relações da qualidade de vida e saúde de jovens com deficiência numa amostra nacional e em Almada.
Autor: Melo, Ana Paula Lebre dos Santos Branco
Orientador: Matos, Maria Margarida Nunes Gaspar de
Palavras-chave: Afluência familiar
Deficiência
Necessidades educativas especiais
Promoção da saúde
Qualidade de vida
Saúde
Data de Defesa: 2008
Citação: Melo, Ana Paula (2008) - Qualidade de vida e promoção da saúde de pessoas com deficiência : estudo dos determinantes e relações da qualidade de vida e saúde de jovens com deficiência numa amostra nacional e em Almada. Tese de Doutoramento. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: O objectivo geral deste estudo consistiu em explorar as percepções de saúde em jovens com deficiência ou incapacidade, num estudo Nacional e num estudo Local no Concelho de Almada, tendo para o efeito reunido na metodologia dois estudos complementares que envolveram duas amostras seleccionadas, do tipo aleatório no estudo Nacional e de conveniência no estudo local. No total os dados apresentados referem-se a 6131 jovens no estudo nacional e 282 jovens no estudo Local em contexto escolar. Com base na revisão de literatura seleccionam-se, para análise um conjunto de variáveis associadas ao estudo da saúde e seus determinantes, decorrentes da aplicação de um questionário de auto-resposta. Os resultados da análise dão a conhecer os perfis de saúde comparativos de jovens com e sem um problema de saúde, doença crónica, deficiência motora, deficiência sensorial, outra situação auto-percebidos e adicionalmente no estudo local de jovens com e sem necessidades educativas especiais de carácter permanente, ou em função da auto-percepção de limitações à participação ou realização de actividades. De entre os resultados obtidos destaca-se a associação parcialmente identificada entre os factores afluência familiar, sintomas, percepção de saúde, satisfação e felicidade, distintos em função da percepção de um problema de saúde ou deficiência.
Descrição: Doutoramento em Motricidade Humana na especialidade de Educação Especial e Reabilitação
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6767
Aparece nas colecções:BFMH - Teses de Doutoramento / Ph.D.Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
tese_AnaPaula Lebre Melo19marco2008.pdf1,63 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.