Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/6766
Título: Uma abordagem cognitiva às dificuldades na leitura : avaliação e intervenção.
Autor: Cruz, Vítor Manuel Lourenço da
Orientador: Fonseca, Vítor Manuel Ferreira da
Palavras-chave: Dificuldade de aprendizagem
Dificuldade na leitura
Dislexia
Educação especial
Processamento fonológico
Data de Defesa: 2005
Citação: Cruz, Vítor (2005) - Uma abordagem cognitiva às dificuldades na leitura : avaliação e intervenção. Tese de Doutoramento. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: Esta investigação é um estudo longitudinal de dois anos que se foca na identificação precoce, na reeducação e na prevenção das dificuldades na aprendizagem da leitura. O Estudo I foca-se na predição dos níveis de leitura no final do 1º ano do 1º C.E.B., tendo por base medidas de processamento visual, de processamento fonológico e de processamento cognitivo realizadas no início do referido ano. Tendo por base o estudo das correlações, da análise factorial e da regressão, os resultados indicam que os processos importantes para definir os níveis iniciais da leitura são de diversa ordem e estão associados à sensibilidade fonológica, ao domínio do princípio alfabético, ao processamento sucessivo e à atenção. O Estudo II foca-se na avaliação dos efeitos a curto e a médio termo da reeducação das dificuldades na leitura. Uma amostra de quarenta e cinco crianças foi dividida em três grupos homogéneos, cada um dos quais foi apoiado com um programa de reeducação distinto. Os três programas de reeducação utilizados foram o Programa de Reeducação do PASS (PREP) original, uma versão informatizada do PREP e uma Abordagem Baseada no Significado (ABS). Os resultados obtidos com base na estatística paramétrica e não paramétrica parecem indicar que o programa PREP produz ganhos maiores e mais rápidos. Finalmente, o Estudo III orienta-se para a prevenção de dificuldades na leitura num grupo de crianças identificadas como estando em risco de ter dificuldades na aprendizagem na leitura, e no qual foram utilizadas as tarefas globais da versão informatizada do PREP. Quando comparados estatisticamente com os de um grupo de Controlo, os resultados obtidos pelo grupo Experimental parecem indicar que as tarefas globais do programa PREP produzem efeitos significativos na aprendizagem da leitura, nomeadamente no que se refere aos níveis iniciais da mesma.
Descrição: Doutoramento em Motricidade Humana na especialidade de Educação Especial e Reabilitação
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6766
Aparece nas colecções:BFMH - Teses de Doutoramento / Ph.D.Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TeseDout_VCruz-FMH.pdf2,52 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.