Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/6742
Título: Edifícios saudáveis. Especificação de materiais e de componentes construtivos para a qualidade do ambiente interior.
Autor: Souza, Paula Cristina Borges de
Orientador: Fernandes, Eduardo Guimarães de Oliveira
Palavras-chave: Qualidade do ar interior
Conforto higrométrico
Eficiencia energética
Especificação de materiais
Indoor air quality
Comfort
Energy efficiency
Materials specification
Data de Defesa: Jul-2006
Editora: Universidade de Lisboa. Faculdade de Arquitetura.
Citação: SOUZA, Paula Cristina Borges de - Edifícios saudáveis. Especificação de materiais e de componentes construtivos para a qualidade do ambiente interior. - Lisboa : FA, 2006. Tese de Mestrado.
Resumo: Identifica-se o problema da qualidade do ar interior para a saúde, o conforto e a produtividade. Procede-se, então, à caracterização do leque das potenciais causas de baixa qualidade do ambiente interior, em especial, de poluição do ar interior e demonstra-se a importância da intervenção em fase de projecto, quer na adopção de estratégias arquitectónicas, nomeadamente no arranjo dos espaços contíguos, que não prejudiquem o objectivo da qualidade do ar, quer na especificação dos materiais aplicados em obra; e, no último lugar, também a opção pela estratégia de ventilação mais adequada. Propõe-se, de seguida, uma metodologia de intervenção em fase de projecto que privilegie edifícios menos energívoros e com garantia da acolhida da qualidade do ambiente interior. A metodologia proposta é então aplicada ao caso de estudo. Sem prejuízo de se reconhecer que não se pode ir muito mais além, sublinha-se a importância de uma tal metodologia como via de aproximar o projectista da vida “a prazo” do objecto projectado.
ABSTRACT: The emerging problem of indoor air quality is identified on its impact on health, comfort and productivity as well as on its causes. Among the main causes, attention is devoted to the most obvious referred on the literature: arrangements of contiguous spaces in the building; non low emitting materials of construction and/or caddling; and, also, the role of ventilation as a guarantee of satisfaction of the requirements but also, in some cases, as a source of problem. A methodology for the intervention in due time in the project process is proposed in order to clarify the aims and the potential of a proper intervention and to steer the designer through the design process leading to the selection of “clean” or “low emission” materials and components. That way the ventilation levels can be kept as low as possible. The proposed methodology focuses in the Portuguese climate and type of construction, is tested in a case study.
Descrição: Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Arquitetura Bioclimática.
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6742
Aparece nas colecções:DPAUD - Tese de Mestrado / Master Thesis
BFA - Teses de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese de Mestrado_Paula Souza_versão final.pdf2,71 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.