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Título: Branding urbano. A revitalização urbana na construção da identidade da cidade.
Autor: Guerreiro, Rúben Emanuel Campôa
Orientador: Serdoura, Francisco Manuel Camarinhas
Palavras-chave: Revitalização urbana
Imagem da cidade
Identidade urbana
Branding urbano
Urban revitalization
City
Urban identity
Urban branding
Data de Defesa: Nov-2013
Editora: Universidade de Lisboa. Faculdade de Arquitetura.
Citação: GUERREIRO, Rúben Emanuel Campôa - Branding urbano. A revitalização urbana na construção da identidade da cidade. Lisboa : FA, 2013. Tese de Mestrado.
Resumo: Actualmente as cidades vivem num ambiente fortemente competitivo, o que levou a que nos últimos anos se tenham adoptado estratégias de branding à gestão das cidades. O branding de cidades serve para seleccionar e comunicar uma série de atributos que tornam a cidade distinta. Para aplicar esta estratégia à cidade é essencial a compreensão de como desenvolver uma identidade e um posicionamento diferenciador, assim são essenciais dois conceitos: a identidade e a imagem da cidade. O objectivo deste trabalho é apresentar uma reflexão sobre esses conceitos para compreender como a revitalização urbana pode alterar os atributos que compõe a cidade de forma a melhorar a sua imagem e a tornar mais competitiva. Através da caracterização de um caso de estudo, o centro histórico de Lagos, pretende-se identificar as componentes que contribuem para a formação da sua identidade e imagem e assim propor uma estratégia que visa melhorar a imagem da cidade. São abordados diferentes escalas de intervenção, da cidade ao espaço público, para que através do desenho urbano se possam concretizar os objectivos propostos. Propõem-se assim um revitalizar da cidade que coloca em evidência as componentes que a tornam distinta e a torna mais competitiva no contexto territorial em que está inserida.
ABSTRACT: Nowadays cities live in a very competitive and tough environment. In way in the last years, several marketing strategies of the management of a city have been embraced and adopted. One of these its called branding, which has the fuction to select and to communicate the attributes of a city in order to make it particular. To apply this strategy into the city is essential to comprehend how to develop an identity and a positionament with the purpose of a differentiate it. Two main concepts are requested: the identity and the image of the city. The true aim of this work its to present a reflection about those concepts, to understand better how the urban revitalization can change these attributes in order to improve and enrich the image of the city, making it more modern and competitive. Through the analysis of a work case, Lagos’ historic center, we would try on one hand to identify components that contribute to the creation of its identity and image, and on another hand to propose a new strategy to enhance this image. Different scales of intervention would be discussed, from the city to its public space, using drawings of this last as a basis to redefine and concretize this reality and space. The main goal is the revitalization of this city, highlighting the components that make it more distint and more competitive in the territorial context, in scenario in which is inserted.
Descrição: Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Arquitetura, com Especialização em Urbanismo.
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6698
Aparece nas colecções:DCST - Teses de Mestrado / Master Thesis
BFA - Teses de Mestrado / Master Thesis

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