Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/6633
Título: Motivações para interagir na blogosfera portuguesa
Autor: Sampaio, Maria Inês Meave Zileri Teixeira de
Orientador: Neves, Bábara Barbosa
Palavras-chave: Motivações
Blogue
Interacção
Experiências
Auto-apresentação
Anonimato
Motivations
Social interaction
Blogging
Anonymity
Self-presentation
Data de Defesa: 14-Jan-2014
Editora: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Resumo: Este trabalho visa conhecer as motivações de um grupo de vinte portugueses para criar e manter um blogue. Analisar as emoções e os resultados que acompanham esta interacção social é outro objectivo do projecto, que pretende contribuir para a compreensão de uma área pouco explorada do ponto de vista sociológico em Portugal. Através de uma amostra por conveniência, dez mulheres e dez homens foram entrevistados, tendo partilhado a sua visão pessoal sobre a blogosfera. Os resultados revelam que os vinte bloguistas são pessoas comuns, que utilizam o blogue não apenas para relatar experiências pessoais mas também para comunicar com outras pessoas, partilhando opiniões sobre os mais diversos temas. Para estes bloguistas, o blogging é um hobby e, como tal, uma actividade que conciliam com o trabalho e a vida familiar. Os resultados demonstram também que, uma vez que obtêm benefícios desta actividade, os bloguistas não tencionam deixar o blogue tão cedo. Os entrevistados rejeitam o anonimato mas não colocam informação íntima nem pessoal na blogosfera. Estas pessoas revelaram ainda que o seu blogue reflecte parte da sua personalidade. Relativamente a esta questão, sugerimos estudos futuros para descobrir de que maneira bloguistas portugueses controlam a auto-apresentação e constroem a sua imagem na blogosfera.
This study aims to explore the motivations of twenty Portuguese individuals to create and maintain blogs. We interviewed ten women and ten men, who provided us with a very personal and unique vision of this type of social interaction. Results showed that the twenty Portuguese bloggers are ordinary people, who use their blog not only to keep an account of their personal lives online but also to communicate with others by sharing and expressing their opinions on a wide range of topics. For these individuals, blogging is a hobby and, as such, an activity that is balanced between family, career and work. Results also showed that since these bloggers derive benefits from blogging they do not plan to give it up anytime soon. These Portuguese blog authors did not choose anonymity and yet they do not post intimate nor personal information online. The bloggers also said that their blog or its content reflect part of their personality, their opinions and feelings. Regarding this aspect, future studies are needed to explore how Portuguese bloggers control their selfpresentation and construct their image on the blogosphere.
Descrição: Tese de Mestrado em Sociologia
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6633
Aparece nas colecções:BISCSP – Teses de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE BLOGUES.pdf1,98 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.