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Título: Avaliação do investimento na alta velocidade ferroviária
Autor: Pimentel, Pedro Miguel Silva Gonçalves
Orientador: Pereira, José António de Azevedo
Couto, Gualter Manuel Medeiros do
Palavras-chave: Investimento
Alta Velocidade Ferroviária
Incerteza
Opções Reais
Timing
Diferimento
Investment
High Speed Rail
Uncertainty
Real Options
Timing
Waiting
Data de Defesa: Mar-2009
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Pimentel, Pedro Miguel Silva Gonçalves. 2009. "Avaliação do investimento na alta velocidade ferroviária". Tese de Doutoramento. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Este trabalho investiga o processo de tomada de decisão relativa ao momento óptimo de implementação do investimento em alta velocidade ferroviária (AVF), em ambiente de incerteza, utilizando a análise de opções reais (AOR). É desenvolvida uma metodologia, em tempo contínuo, adequada para resolver o problema relativo ao momento óptimo de implementação do projecto e respectiva avaliação do impacto da opção de diferimento na oportunidade de investimento, quando a procura é considerada estocástica. A possibilidade de ocorrerem choques inesperados na procura é contemplada num modelo com procura estocástica. Adicionalmente, é incorporado o efeito da incerteza sobre a despesa de investimento e sobre o benefício por utilizador num modelo com três variáveis estocásticas. Esta abordagem inédita considera a utilidade dos passageiros relativamente ao serviço ferroviário convencional existente. A aplicação ao caso Português permite diversificar e enriquecer a literatura sobre a avaliação de investimentos pela AOR.
The present thesis researches the process of decision making regarding the optimal timing of investment implementation in a high speed rail (HSR) project, in an uncertain environment, using a real options analysis (ROA) framework. A continuous time methodology was develop to identify the optimal timing of implementation and to value the impact of the option to defer, when the demand is stochastic. Additionally, the effect of uncertainty in term of investment expenses and benefit per user was also taken into consideration in a model with three stochastic variables. A model with stochastic demand and unexpected shocks is also presented. This new approach considers the utility of the passengers regarding the existent conventional railway service. The applicability to the Portuguese case enables the diversification and enrichment of the literature on the ROA's investment valuation.
Descrição: Doutoramento em Gestão
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/661
Aparece nas colecções:BISEG - Teses de Doutoramento / Ph.D. Thesis
DG - Teses de Doutoramento / Ph.D. Thesis

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