Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/6606
Título: Adaptação do método de improvisação teatral segundo Viola Spolin no trabalho de formação do bailarino/ator-amador
Autor: Luyet, Angela
Orientador: Oliveira, Ana Maria Macara de
Palavras-chave: Criatividade
Espontaneidade
Formação
Improvisação teatral
Intérprete em dança
Viola Spolin
Data de Defesa: 2013
Citação: Luyet, Angela (2013) - Adaptação do método de improvisação teatral segundo Viola Spolin no trabalho de formação do bailarino/ator-amador. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: Atualmente a dança, exige dos bailarinos um conhecimento que vai além do domínio técnico. Os bailarinos devem ser capazes de traduzir ideias em movimentos, acrescentando ao trabalho coreográfico reflexos das próprias experiências, emoções, sentimentos, estabelecendo uma comunicação com o espetador. Entretanto, construir o trabalho de intérprete em dança, carece de uma formação na qual o indivíduo seja estimulado a potencializar as próprias capacidades, acrescentando-as ao próprio trabalho de intérprete. Investiga-se através da adaptação do Método de Improvisação Teatral, segundo Viola Spolin, os contributos no trabalho de formação do bailarino/ator amador para que seja capaz de interpretar ao dançar. Os resultados apontam que através da adaptação de jogos e exercícios de Improvisação Teatral, segundo Spolin, bailarinos/atores amadores aumentaram as capacidades individuais, como a confiança, a criatividade, a segurança, saber trabalhar em grupo e traduzir as próprias ideias em movimentos. As conclusões confirmam que a Improvisação Teatral, segundo Spolin, proporcionaram meios para o aumento das capacidades individuais, refletindo no trabalho do intérprete em dança. Sugere-se que a Improvisação Teatral, segundo Spolin, seja um trabalho direcionado, não somente na formação de atores, mas também, um trabalho complementar na formação de intérpretes em dança.
Descrição: Mestrado em Performance Artística-Dança
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6606
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Oficial!!.pdf844,51 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.