Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/6600
Título: Ciências da educação : promoção da saúde em contexto escolar : modelos de intervenção
Autor: Baptista, Maria Isabel da Costa Antunes Machado
Orientador: Matos, Maria Margarida Nunes Gaspar de
Diniz, José Manuel Fragoso Alves
Palavras-chave: Autonomia
Avaliação
Cidadania
Educação sexual
Health Behaviour School-aged Children - HBSC
Prevenção
Promoção e educação para a saúde
Rede Nacional de Escolas Promotoras de Saúde - RNEPS
Saúde escolar
Evaluation
Health promotion and education
National Network of Health Promoting Schools
School health
Sex education
Data de Defesa: 2014
Citação: Baptista, Maria Isabel C. A. Machado (2014) - Ciências da educação : promoção da saúde em contexto escolar : modelos de intervenção. Tese de Doutoramento. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana
Resumo: A presente dissertação tem por objeto de estudo os modelos de intervenção associados à Promoção e Educação para a saúde. A Promoção e Educação para a Saúde é um assunto com “alguma” tradição no meio escolar em Portugal. Assim, foi nossa intenção recuperar todas as formas de operacionalização desta matéria, centrando na Educação Sexual, através das diferentes instituições e referências legislativas e tendo por base a revisão de um quadro concetual na matéria. Salienta-se que a avaliação esteve sempre presente na operacionalização da PES. Os instrumentos utilizados foram os seguintes: inquéritos/questionários no âmbito da Rede Nacional de Escolas Promotoras de Saúde, a avaliação feita pelo Grupo de Trabalho de Educação Sexual (GTES), as avaliações feitas pelo Ministério da Educação e o cruzamento destes, com os dados do estudo colaborativo da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Health Behaviour School-aged Children (HBSC). Este exercício reporta-se ao período ocorrido entre 2000 e 2012, momento em que vários artigos/estudos foram produzidos e publicados em revistas de referência e que integram o corpo da dissertação. As conclusões vão no sentido de prescrever algumas estratégias de superação da descontinuidade verificada no processo da “Promoção e Educação para a Saúde – Educação sexual”, comparando o trabalho efetivado pelas escolas, mediado por uma estrutura do Ministério da Educação e Ciência (MEC), e a legislação recente do XIXº Governo Constitucional.
The present dissertation's object concerns the intervention models associated to Promotion and Education for Health (HPS). In Portugal, the Promotion and Education for Health is a subject with tradition in schools, particularly in the area of "Sex Education", an area on which we focus specifically. It was our intention, therefore, to retrieve all forms of implementation of this matter throughout the different institutions and legal references, and based both on the experience acquired and the revision of a Conceptual Framework on the matter. We call attention to the permanent assessment within HPS. Sundry instruments were used: Surveys/questionnaires, evaluation by the Working Group on Sexual Education, assessment made by the Ministry of Education and their cross-linking with data from the WHO's collaborative study on Health Behaviour of School-aged Children (HBSC). This study refers to the time span between 2000 and 2012, when several papers, integrating the body of the dissertation, were written and published in reference journals. Findings lead to prescribing some strategies to overcome the gap observed in the process of "Promotion and Education for Health", comparing the implementation of policies, mediated by a structure of the Ministry of Education and Science (MEC), and recent legislation from the XIX Constitutional Government.
Descrição: Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade Educação para a Saúde
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6600
Aparece nas colecções:BFMH - Teses de Doutoramento / Ph.D.Thesis

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