Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/6584
Título: Avaliação do processamento fonológico : estudo exploratório de tradução e adaptação do Comprehensive Test of Phonological Processing (CTOPP) para a população portuguesa.
Autor: Santos, Regina da Conceição Fernandes Nunes dos
Orientador: Cruz, Vítor Manuel Lourenço da
Palavras-chave: CTOPP - Comprehensive Test of Phonological Processing
Consciência fonológica
Crianças
Ensino pré-primário
Leitura
Memória fonológica
Nomeação rápida
Teste de avaliação do processamento fonológico
Subtestes
Data de Defesa: 2013
Citação: Santos, Regina (2013) - Avaliação do processamento fonológico : estudo exploratório de tradução e adaptação do Comprehensive Test of Phonological Processing (CTOPP) para a população portuguesa. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: Antes de aprenderem a ler, as crianças devem apresentar alguns pré-requisitos que lhes possibilitem essa aprendizagem sem interferências. Assim, o presente estudo visa analisar essas competências que se podem resumir em três competências essenciais: a consciência fonológica, a memória fonológica e a nomeação rápida. Estes componentes fazem parte do processamento fonológico que antecede e acompanha o processo da leitura. Para avaliar estes três componentes, decidiu-se fazer um estudo exploratório de adaptação do teste americano CTOPP (Comprehensive Test of Phonological Processing) à população portuguesa (para os subtestes que contêm palavras), a que se deu o nome de Teste de Avaliação do Processamento Fonológico, contando, para esse efeito, com uma amostra de 38 crianças, frequentadoras do ensino pré-primário, com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos de idade. Os resultados obtidos permitiram concluir acerca da validade do teste em estudo, mais especificamente da validade dos seus subtestes constituintes adaptados. Para isso, procedeu-se à eliminação de alguns itens menos relevantes para o estudo, no caso dos subtestes adaptados. Para os subtestes iguais ao original a amostra das crianças de 5 anos apresentou mais dificuldades comparativamente com as crianças com 6 anos, à semelhança do estudo original.
Descrição: Mestrado em Reabilitação Psicomotora
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6584
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.