Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/6581
Título: A influência dos fatores que determinam o comportamento do consumidor de medicamentos de marca vs medicamentos genéricos
Autor: Charme, Carolina Amélia de Andrade Pereira
Orientador: Nevado, Pedro Picaluga
Palavras-chave: Comportamento de Compra do Consumidor
Modelo “Estímulo-Resposta”
Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica
Medicamentos de Marca
Medicamentos Genéricos
Consumer Buying Behaviour
Stimulus-Response Model
Over-the-counter Medicines
Branded Medicines
Generic Medicines
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Charme, Carolina Amélia de Andrade Pereira. 2014. "A influência dos fatores que determinam o comportamento do consumidor de medicamentos de marca vs medicamentos genéricos". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Este estudo analisa o comportamento de compra do consumidor de medicamentos não sujeitos a receita médica no mercado português. O principal objectivo deste trabalho consiste na explicação da influência dos factores do Modelo “Estímulo-Resposta” desenvolvido por Kotler, no comportamento do consumidor de medicamentos genéricos e no comportamento do consumidor de medicamentos de marca. Na literatura, este tema já foi explorado sob diferentes perspectivas, utilizando os factores referidos na influência dos medicamentos não sujeitos a receita médica. Contudo, este estudo confronta a influência de cada um dos factores nos dois tipos de consumidores (marca e genéricos). O comportamento de compra do consumidor foi estudado quantitativamente através da construção de um inquérito como forma de recolha de dados e caracterização do perfil sócio-demográfico dos diferentes tipos de consumidor. A afectação de cada factor nos dois tipos de consumidor foi avaliada através da elaboração de testes estatísticos. Os resultados indicaram que o factor produto e o factor psicológico influenciam mais o consumidor de medicamentos de marca do que o consumidor de medicamentos genéricos. Com um resultado inverso, o factor preço influencia mais o consumidor de medicamentos genéricos. Desta forma, este estudo traz importantes conclusões para as empresas da indústria farmacêutica, nomeadamente ao nível do comportamento de compra dos consumidores e das características diferenciadas nas suas preferências, contribuindo assim para uma definição mais eficaz dos seus planos de marketing.
This study analyses the consumer buying behaviour of over-the-counter medicines in Portugal. The aim of this paper is to explain the influence of each factor of the Stimulus-Response Model developed by Kotler in the consumer buying behaviour of the consumers of branded medicines and generics medicines. This subject has already been analysed in literature from different perspectives. However this study confronts the influence of each factor in the both types of consumers (branded and generics). The consumer buying behaviour was studied quantitatively by constructing a survey as a way of collecting data and demographic breakdown of the over-the-counter consumers. The allocation of each factor in both types of consumers was evaluated by several statistical testes. The results showed that the product and physichological factor influence more the consumers of branded medicines rather than the consumers of generic medicines. The opposite result is showed when we analyse the price factor which we conclude that influences more the consumers of generics. Therefore, this study brings relevant inputs for pharmaceutical companies, helping them to understand their consumer’s buying behaviour and some particular characteristics in their preferences, contributing to the development of more effective marketing plans.
Descrição: Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6581
Aparece nas colecções:BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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