Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/6562
Título: A motivação dos alunos para o sucesso na matemática: estudo de caso numa turma de 6º ano da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares
Autor: Aguiar, Sandra Isabel Ramos Duarte de
Orientador: Palma, Patrícia Jardim da
Palavras-chave: Motivação
Sucesso escolar
Matemática
Rankings
Motivation
School success
Mathematics
Rankings
Data de Defesa: 6-Fev-2014
Editora: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Resumo: A publicação da lista de rankings, com os resultados dos exames nacionais, veio preocupar todos os que se encontram direta ou indiretamente ligados à educação: pais, professores, alunos, políticos, sistema de ensino e a própria sociedade. Com esta investigação pretendemos conhecer, analisar e compreender o que motiva os alunos, do 2º ciclo, para o sucesso na disciplina e no exame de matemática, na perspetiva dos professores da disciplina e dos alunos. Neste sentido, propomos dar resposta às seguintes questões de investigação: 1 - Como motivar os alunos para o estudo da matemática?; 2 - Porque nem todos os alunos obtêm sucesso na matemática?; 3 - Como pode a escola motivar os alunos para o sucesso? Deste modo optámos por uma metodologia de natureza qualitativa, mais concretamente por um estudo de caso, pois pretendíamos dar resposta a questões de natureza descritiva e interpretativa. Para a recolha de dados efetuámos entrevistas focus group aos alunos (dois grupos) de uma turma de 6º ano e às professoras do grupo 230 (matemática e ciências) da escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares. Este estudo mostra que para os alunos a matemática tem uma grande importância nas suas vidas e as principais causas de sucesso na matemática são as que se relacionam diretamente com os próprios, nomeadamente o comportamento e atenção nas aulas, o estudo e os hábitos e métodos de trabalho. Em relação aos fatores que os motivam, os discentes referem o perfil do professor, o ambiente familiar e o interesse próprio dos mesmos. Para as professoras as principais causas de sucesso na matemática são a que se relacionam com: (1) os próprios alunos - empenham; atenção; hábitos e métodos de trabalho e o comportamento; (2) a família/sociedade - apoio, orientação e motivação; (3) a instituição - extensão dos programas e carga horária. No que diz respeito aos fatores de motivação, as docentes referiram o ambiente familiar e o da sala de aula, a motivação pessoal dos professores e a diversificação de recursos materiais. Cabe à escola criar condições propícias ao sucesso dos alunos.
The publication of rankings, with the results of the national tests, worried all who are directly or indirectly related to education: parents, teachers, students, politicians, education system and society itself. With this research we want to know, analyze and understand what motivates students of the 2nd cycle, for success in mathematics, both the discipline and the exam, from the perspective of teachers and students of the discipline. So we propose to answer the following research questions: 1- How to motivate students to study mathematics? 2- Why do not all students succeed in mathematics? 3- How can school motivate students for success? Thus we choose a qualitative methodology, specifically for a study case, because we wanted to address issues of descriptive and interpretative nature. For data collection we established focus group (two groups) made of a 6th year class, and all of the teachers of group 230 (math and science) of Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares. This study shows that, for students, math is very important in their lives and the principal causes for success in mathematics are those related directly to their own, including the behavior and attention in class, study habits and methods of work. Regarding the factors that motivate themselves, students relate to the profile of the teacher, family environment and self-interest. For teachers, the main causes of success in mathematics are those that relate to: (1) the students themselves - commitment; attention; habits and methods of work and behavior, (2) the family / society - support, guidance and motivation; (3) the institution - extension programs and timetable. With regard to the factors of motivation, teachers mentioned the family environment and the classroom, the personal motivation of teachers and diversification of material resources. The school should be responsible to create conditions conducive to student success.
Descrição: Tese de Mestrado em Administração Pública - Administração da Educação
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6562
Aparece nas colecções:BISCSP – Teses de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Sandra fev2014.pdf1,5 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.